Itaú Blog

No radar do mercado: Copom eleva a taxa Selic para 13,25% ao ano

Conforme esperado pelo mercado, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a Selic em 50 pontos-base. É o décimo primeiro aumento consecutivo na taxa básica de juros

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 3 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

Conforme esperado pelo mercado, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic em 50 pontos-base, para 13,25% ao ano. É o décimo primeiro aumento consecutivo na taxa básica de juros.

No comunicado, o comitê destacou o aperto das condições financeiras, a maior aversão ao risco e as revisões negativas para o crescimento global em um ambiente de inflação mais persistente. No cenário local, citou uma atividade econômica mais forte e pressões inflacionárias. A possibilidade de corte de impostos, que pode reduzir sensivelmente a inflação de 2022, embora a eleve em 2023, aumenta ainda mais as incertezas em torno das projeções.

O Copom antevê um novo ajuste de igual ou menor magnitude em agosto, mas reafirmou que a fase atual do ciclo de alta dos juros demanda cautela, pois ainda há impactos a serem observados na economia.

O comitê entende que a decisão de hoje é compatível com a estratégia de trazer a inflação para ao redor da meta ao longo do horizonte relevante. Também sinalizou que os próximos passos de política monetária continuam dependendo do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação.

Mantemos a projeção de que o ciclo terminará com a Selic a 13,75% ao ano, com uma nova alta de 50 pontos-base na próxima reunião, que acontecerá em agosto. De qualquer forma, teremos mais detalhes sobre a visão do Copom na ata do encontro de hoje,  que será publicada na próxima terça-feira, dia 21.

Clique aqui para ler o nosso boletim completo.