Itaú Blog

No radar do mercado: EUA criam 428 mil vagas de emprego em abril

O Payroll indicou a criação de 428 mil vagas de trabalho em abril nos EUA e superou as expectativas do mercado (380 mil)

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

(Crédito: Getty Images)

O relatório de folha de pagamentos dos Estados Unidos, o Payroll, indicou hoje a criação de 428 mil vagas de trabalho em abril. O resultado superou as expectativas do mercado, que esperava por 380 mil novos postos. Também houve uma revisão para baixo da leitura de março, que passou de 431 mil para 428 mil vagas.

Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, a criação de empregos foi generalizada, liderada por ganhos em lazer e hospitalidade, em manufatura, transporte e armazenagem. Já a taxa de participação na força de trabalho teve um leve recuo, de 62,4% em março para 62,2% em abril.

A taxa de desemprego permanece estável, em 3,6%, ligeiramente acima do consenso de mercado, que esperava uma queda de 3,5%. Já os ganhos salariais por hora trabalhada aumentaram 10 centavos, para 31,85 dólares, uma alta de 0,3% na comparação com o mês anterior (0,5%) e ligeiramente abaixo das expectativas (0,4%). Nos últimos 12 meses, porém, houve uma alta de 5,5%, em linha com as projeções.

A leitura apresentando sólida criação de vagas e pressões salariais um pouco abaixo das projeções não deve alterar a visão do Federal Reserve (Fed, banco central americano) de um mercado de trabalho aquecido, o que corrobora com o plano da autoridade de seguir com a normalização de sua política monetária.