Itaú Blog

No radar do mercado: produção industrial e vendas no varejo crescem nos EUA

A produção industrial dos Estados Unidos subiu 1,1% em abril. Já as vendas no varejo tiveram um aumento mensal de 0,9%, refletindo tanto a forte demanda quanto os preços mais altos

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

A produção industrial dos Estados Unidos subiu 1,1% em abril, acelerando em relação ao mês anterior, quando registrou 0,9%, e bem acima das projeções, que estimavam alta de 0,5%. Na comparação anual, a produção da indústria americana cresceu 6,4%.

Sobre a capacidade utilizada, houve uma alta para 79%, acima do esperado (78,6%) e do resultado anterior, que foi revisado de 78,3% para 78,2%. Já a produção manufatureira subiu 0,8%, acima da expectativa do mercado (0,4%). Houve também uma revisão da leitura de março, que foi de 0,9% para 0,8%.

Vendas no varejo dos EUA crescem 0,9% em abril

As vendas no varejo americano tiveram um aumento mensal de 0,9% em abril, refletindo tanto a forte demanda quanto os preços mais altos. O resultado veio ligeiramente abaixo do consenso de mercado (1%), mas houve revisão da leitura de março, de 0,5% para 1,4% nas vendas totais.

Ao excluir automóveis, houve alta de 0,6%, ante expectativa de 0,4%. A leitura anterior foi revisada, de 1,1% para 2,1%. Já ao excluir automóveis e gasolina, a expansão foi de 1,0% no mês, enquanto a expectativa era de 0,7%. Também houve revisão dos dados de março, de 0,2% para 1,2%. De maneira geral, portanto, os dados surpreenderam e apontam uma atividade resiliente no país.