Itaú Blog

No radar do mercado: volume de serviços sobe acima do esperado em maio

O volume de serviços do Brasil teve uma alta mensal de 0,9% em maio, segundo o IBGE

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

O volume de serviços do Brasil teve uma alta mensal de 0,9% em maio, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta terça-feira pelo IBGE. O resultado veio bem acima das expectativas do mercado (0,2%).

Na comparação anual, o setor teve alta de 9,2%, também acima das projeções (8,5%), assinalando a 15ª taxa positiva consecutiva do indicador. Com o resultado divulgado hoje, os serviços estão 8,4% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020. O acumulado nos últimos doze meses passou de 12,8% em abril para 11,7% em maio, com perda de ritmo pelo segundo mês consecutivo.

Em maio, a variação positiva no setor de serviços foi generalizada. Todas as cinco atividades investigadas registraram crescimento, com destaque para transportes, que recuperaram parte da retração do mês anterior, e para informação e comunicação, que emplacou o terceiro resultado positivo consecutivo. Os serviços prestados às famílias também aumentaram acima do esperado.

Esperamos outro resultado positivo para o setor em junho. Nosso tracker (estimativa de alta frequência) para o PIB do segundo trimestre de 2022 permanece em +1,2%.