Oportunidades em meio à volatilidade do mercado
Tech Trends: mercado de ações registra intensa volatilidade durante divulgação de resultados do setor de tecnologia do segundo trimestre
Por Itaú Private Bank
Na nova edição do Tech Trends, Niraj Patel, Chief Equities Strategist do Itaú Private Bank Internacional, comenta as recentes flutuações no setor de tecnologia e destaca oportunidades em meio à volatilidade do mercado.
Confira os principais destaques:
Acompanhamos uma maior volatilidade e sell-off no setor de tecnologia, o que criou oportunidades de compra para muitas empresas de tecnologia. Parte dessa volatilidade veio como consequência da turbulência no cenário global, mas também aconteceu devido aos lucros mais fracos do segundo semestre de 2024 e a um crescente ceticismo em relação à inteligência artificial (IA).
Enquanto a Alphabet anunciou melhores resultados no seu negócio principal de buscas, o YouTube não atingiu as expectativas, uma vez que os gastos de capital ficaram acima do esperado e devem continuar altos. Os resultados da Tesla foram mais fracos devido as margens menores. Já a Microsoft apresentou resultados ligeiramente mais fracos em sua plataforma de nuvem, Azure, e teve gastos de capital elevados, além de prever gastos maiores no futuro. Os resultados da Meta, por sua vez, foram bem recebidos pelos mercados, com o guidance superando as expectativas.
O grande destaque dessa temporada de resultados foi a proposta de empresas que planejam investir mais no desenvolvimento de infraestruturas de IA, com os gastos de capital sendo elevados no curto prazo, o que é positivo para as empresas de infraestrutura, que incluem o setor de semicondutores e a Nvidia, que divulgará seus resultados no final do mês de agosto.
Apesar dos bons resultados da Apple, suas ações apresentaram volatilidade, pois a Berkshire Hathaway revelou que vendeu cerca de metade de sua participação na empresa durante o segundo trimestre. Essa mudança é significativa, pois a Berkshire representa uma das maiores participações da empresa.
Este mês houve um caso marcante de antitruste nos EUA, em que um juiz decidiu que o Google tem operado um monopólio ilegal no seu negócio de buscas e tem se envolvido em práticas anticompetitivas, como o pagamento de bilhões de dólares à Apple, para ser o mecanismo de busca padrão em seus dispositivos.
Assista abaixo o vídeo completo: