Itaú Blog

Para divertir

TenisVesting: a flexibilidade é o nome do jogo no Beach Tenis e nas estratégias Long Biased

Foto do Autor

Andrea Masagão Moufarrege, Team Leader - Investment Funds Specialists

• 4 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

“Tênis é como casamento, Beach Tênis é como namoro”.

Essa é a melhor definição que já ouvi sobre a diferença entre o Tênis e o Beach Tênis, essa modalidade divertida e apaixonante do mundo das raquetes.

Depois de explorar a diferença entre o jogo de Tênis e de Squash e comparar com as estratégias de renda variável Long Only e Long Short, vou mergulhar agora no Beach Tênis e buscar relações com mais uma estratégia de gestão do mundo da renda variável, conhecida como Long Biased.

Comecei a jogar Beach Tênis quando as restrições de isolamento social da pandemia começaram a diminuir. Conheci muita gente bacana e dei bastante risada em um período que não era fácil achar muitas alternativas saudáveis de diversão. Para quem joga tênis, aprender Beach Tênis é bem mais fácil, mas para jogar bem Beach Tênis, de verdade, muita coisa nova tem que ser aprendida. As variações são sutis, mas fazem muita diferença para ganhar jogos em uma quadra mais difícil e com uma raquete e bola bem diferentes das que nos acostumamos no tênis.

O mercado de renda variável oferece uma diversidade enorme de alternativas de estratégias para casar o objetivo do investidor com as oportunidades de mercado. Na minha visão, uma das mais interessantes é a estratégia Long Biased, traduzindo, a estratégia em que o investidor tem um viés de ficar comprado, mas não é obrigado a ficar sempre comprado no mercado.

Essa flexibilidade permite que o investidor se defenda em momentos de baixa, reduzindo sua exposição líquida com a elevação da parcela vendida ou do caixa na carteira. Com o uso mais intenso de derivativos e mais velocidade nas movimentações a estratégia Long Biased produz resultados menos vinculadas ao Ibovespa do que a estratégia Long Only, traduzindo, sempre comprado.

O Beach Tênis conta com golpes adicionais em relação ao tênis para contornar dificuldades, como correr para trás em um terreno de areia muito mais instável. Um deles é o gancho, que ajuda muito a salvar bolas altas e fundas e, quando bem dominado, vira uma arma de ataque desconhecida aos tenistas. Com novos golpes ganha-se mais opções para jogar em uma quadra mais adversa.

É quase como poder comprar o direito de vender suas ações (Put) em determinado preço, independente das condições de mercado. Entre outros derivativos, investidores Long Biased usam bastante as Puts e estratégias combinadas com outras opções (Calls) para calibrar a exposição líquida ao mercado dependendo do cenário.

O ambiente do Beach Tênis é bem mais descontraído que o do Tênis, onde o silêncio é quase uma exigência por conta da importância da concentração. Mesmo em torneios, no Beach Tennis é bem comum ter música no entorno das quadras e ver a torcida interagindo bastante com os jogadores. A turma é bem mais flexível no Beach do que no Tênis. Acho que por isso é tão divertido.

Bons investidores que aplicam estratégias Long Biased são flexíveis por definição. Não abandonam o mundo da renda variável, mas usam instrumentos adicionais para contornar os desafios de momentos de mercado em baixa e buscam assim performances nominais melhores e com menos dependência a padrões de mercado.

Agora que você já sabe o que é Long Only, Long Short e Long Biased fica mais fácil escolher sua estratégia preferida e o gestor especializado que pode te ajudar a melhorar a performance da parcela de renda variável da sua carteira.

Não sei você, mas eu continuo casada com o tênis, mas bem que curto um joguinho de beach! ;)

Play!

Dicas:

🎾 Aprendendo o Gancho no Beach Tenis

📈 10 Melhores Gestores Long Short e Long Biased do Brasil em 2021