Itaú Blog

Payroll: EUA criam 261 mil vagas em outubro

No Radar do Mercado: relatório de folha de pagamentos indicou a criação de 261 mil vagas de trabalho em outubro no país, acima das expectativas

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 3 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

O relatório de folha de pagamentos dos Estados Unidos, o Payroll, indicou a criação de 261 mil vagas de trabalho em outubro, acima das projeções do mercado (193 mil). Ainda assim, houve uma desaceleração em relação ao mês anterior, que foi revisada para cima (de 263 mil para 315 mil).

O crescimento de postos de trabalho ocorreu principalmente nos setores de cuidados com a saúde, serviços profissionais e técnicos, manufatura e lazer e hospitalidade.

A taxa de desemprego subiu, de 3,5% no mês anterior para 3,7%, acima do esperado. Em parte, esse crescimento é explicado por uma queda na taxa de participação, para 62,2%, enquanto o mercado esperava uma manutenção do valor registrado em setembro.

Por sua vez, os ganhos salariais por hora trabalhada avançaram 0,4% no mês, para 32,58 dólares, levemente acima da expectativa do mercado. Nos últimos 12 meses, a alta registrada foi de 4,7%, em linha com o esperado e abaixo do registrado no mês anterior.

Na última reunião, o Federal Reserve (Fed, banco central americano) sinalizou que poderia reduzir o ritmo de aperto dos juros, a depender da evolução dos dados nos próximos meses. A mensagem levou a um aumento das apostas por uma elevação de 50 pontos-base na próxima reunião.

A divulgação de hoje, no entanto, segue reforçando uma economia sólida, ainda que em gradual desaceleração. Dessa forma, analistas devem seguir focados nas próximas divulgações de preços e mercado de trabalho, que ocorrem antes da reunião do Fed no meio de dezembro.

O que achou deste conteúdo?