Itaú Blog

PIB americano surpreende positivamente

No Radar do Mercado: dados foram divulgados hoje pelo Escritório de Análise Econômica dos Estados Unidos

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

O Escritório de Análise Econômica (BEA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos divulgou hoje a primeira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2022. No período, o indicador avançou 2,9% em termos anualizados, na comparação com o terceiro trimestre (quando havia crescido 3,2%). Apesar da desaceleração, a divulgação veio acima da expectativa do mercado, que esperava crescimento de 2,6%.

Ainda que seja a primeira leitura, feita com bases em dados incompletos e os números ainda estejam sujeitos à revisão, a leitura divulgada apresenta expansão da economia americana pelo segundo trimestre consecutivo, depois de dois trimestres de retração. Com isso, o país acumulou crescimento de 2,1% no ano de 2022.

Frente à expectativa do mercado, as principais surpresas positivas vieram de estoques, gastos do governo e balança comercial. Os investimentos não residenciais, por outro lado, ficaram bem abaixo da mediana das projeções, assim como os gastos dos consumidores, que avançaram 2,1% vs. expectativa de 2,9%.

Apesar da divulgação ter superado as expectativas, a composição o PIB do quarto trimestre indicou adicional fraqueza da economia. A desaceleração de consumo e investimentos sinaliza que a atividade segue em tendência de gradual desaceleração.

O que achou deste conteúdo?