Itaú Blog

Produção industrial avança além do esperado em maio

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de maio apontou um alta mensal de 0,3% na produção nacional, acima das expectativas do mercado (0%). Frente a maio de 2022, a indústria avançou 1,9%, também além do esperado. O setor ainda se encontra 1,5% abaixo do patamar pré-pandemia (de fevereiro de 2020).

A alta na produção foi disseminada. Três das quatro grandes categorias econômicas registraram avanço: bens de consumo duráveis, bens de capital e bens intermediários. Em contrapartida, o setor de bens de consumo semi e não duráveis recuou em maio, eliminando o crescimento registrado no mês anterior.

Dentre os ramos industriais pesquisados, 19 dos 25 segmentos mostraram avanço na produção. As influências mais positivas vieram de máquinas e equipamentos, além de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis.

De maneira geral, a produção industrial expandiu em maio, impulsionada pelo segmento extrativo/mineração. Esperamos uma relativa estabilidade no próximo mês, com a produção industrial encerrando o segundo trimestre com crescimento próximo de zero no período. Nosso tracking (estimativa de alta frequência) para o PIB no 2T23 permaneceu estável em 0,2% tri/tri.

💬 O que achou deste conteúdo?