Itaú Blog

Produção industrial cai 0,1% em novembro

No Radar do Mercado: após avançar em outubro, produção industrial brasileira voltou a registrar queda em novembro

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de novembro apontou uma variação mensal de -0,1% na produção nacional, após avançar em outubro, quando interrompeu dois meses consecutivos de queda. O resultado veio relativamente em linha com as expectativas do mercado, de -0,2%. Frente a novembro de 2021, a indústria cresceu 0,9%.

A variação negativa na passagem de outubro para novembro não foi disseminada. Apenas uma das quatro grandes categorias econômicas pesquisadas registrou queda: bens de consumo duráveis, que recuaram pelo terceiro mês consecutivo.

Por outro lado, o setor produtor de bens de capital eliminou parte do recuo acumulado entre outubro e setembro. Já bens de consumo semi e não duráveis e de bens intermediários avançaram pelo segundo mês seguido.

Entre as 26 atividades industriais pesquisadas, apenas 11 registraram queda na produção mensal. As principais influências negativas vieram de indústrias extrativas, além de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos.

Esperamos que o setor siga relativamente estável na margem e que a produção industrial encerre o quarto trimestre de 2022 em campo negativo, evidenciando as vulnerabilidades do setor. Nosso tracking do PIB para o 4T22 permaneceu em -0,2% t/t.

O que achou deste conteúdo?