Itaú Blog

Produção industrial do país cresce 0,3% em março

No radar do mercado: o IBGE divulgou nesta terça-feira (3) a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), que apontou um crescimento mensal do setor de 0,3%

Vanessa Daraya

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

O IBGE divulgou hoje a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de março, que apontou um crescimento de 0,3% frente a fevereiro, quando houve alta de 0,7%. O resultado veio ligeiramente acima das expectativas do mercado, que esperava uma alta de 0,2%.

Em relação ao mês de março de 2021, houve um recuo de 2,1%, a oitava taxa negativa consecutiva nessa comparação. No acumulado do ano, a indústria recuou 4,5%. No acumulado em 12 meses, os dados indicam uma alta de 1,8%, mas a intensidade desse crescimento tem diminuído desde agosto de 2021.

Houve alta em três das quatro grandes categorias econômicas. Entre elas, bens de capital (8%) e bens de consumo duráveis (2,5%) tiveram as taxas positivas mais acentuadas no mês, intensificando os avanços de fevereiro, quando avançaram 2,5% e 1,4%, respectivamente. A produção de bens de capital está 16% acima dos níveis pré-covid, impulsionada pelos altos preços das commodities. O segmento de bens de consumo semi e não-duráveis (-3,3%) teve a única taxa negativa e interrompeu os três meses consecutivos de avanço.

Ao olhar as atividades, houve alta em 14 das 26 pesquisadas. Entre as influências positivas, as principais são veículos automotores, reboques e carrocerias (6,9%), outros produtos químicos (7,8%), bebidas (6,4%) e máquinas e equipamentos (4,9%). Por outro lado, o maior impacto negativo veio da produção de produtos alimentícios (-1,7%).