Itaú Blog

Produção industrial dos Estados Unidos sobe acima do esperado

No Radar do Mercado: além da produção industrial dos EUA, houve a divulgação do índice de sentimento econômico da Alemanha, que teve desempenho misto

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

A produção industrial dos Estados Unidos subiu 0,4% em setembro, mostrando recuperação da atividade no setor frente ao mês anterior, quando registrou queda de 0,1% (valor que foi revisado de -0,2%). O resultado veio acima das expectativas, que estimavam alta de 0,1%. Na comparação anual, a produção da indústria americana cresceu 5,3%, acelerando em relação a agosto.

Sobre a utilização da capacidade da indústria, houve alta para 80,3%, acima do esperado (80,0%) e do resultado anterior (80,1%). Já a produção manufatureira subiu 0,4%, ligeiramente acima da expectativa do mercado e mantendo o ritmo identificado na leitura de agosto.

Na Alemanha, índice ZEW apresenta desempenho misto

O índice de expectativas econômicas da Alemanha subiu de -61,9 para -59,2 em outubro, segundo o Instituto ZEW. O resultado surpreendeu a expectativa do mercado, de -72,2 pontos. Já a avaliação sobre a situação corrente apresentou queda significativa, de -60,5 para -72,2, enquanto o consenso era de -66,6.

De maneira geral, a leitura aponta para um sentimento de baixa confiança na economia alemã, apesar da melhora das expectativas no mês. O avanço pode ter sido influenciado pelo anúncio do pacote fiscal que poderia injetar até cerca de 200 bilhões de euros na economia para custear a alta de preços de energia. No entanto, conforme indicado pela situação corrente, a situação econômica do país segue delicada, além de sujeita a diversos riscos negativos.

O que achou deste conteúdo?