Produção industrial dos EUA sobe acima do esperado
No radar do mercado: a produção industrial dos Estados Unidos acelerou em julho. Na Alemanha, o índice de sentimento econômico recuou em agosto
Por Itaú Private Bank
A produção industrial dos Estados Unidos subiu 0,6% em julho, acelerando em relação ao mês anterior, quando registrou queda de 0,2%, e acima das projeções, que estimavam alta de 0,3%. Na comparação anual, a produção da indústria americana cresceu 3,9%.
Sobre a utilização da capacidade da indústria, houve uma alta para 80,3%, ligeiramente acima do esperado (80,2%) e do resultado anterior, que foi revisado de 80% para 79,9%. Já a produção manufatureira subiu 0,7%, acima da expectativa do mercado (0,3%). Houve também uma revisão da leitura de junho, que foi de -0,5% para -0,4%.
Na Alemanha, índice ZEW cai ainda mais em agosto
O índice de expectativas econômicas da Alemanha recuou de -53,8 para -55,3 pontos em agosto, segundo o instituto ZEW. O resultado veio abaixo das estimativas do mercado (-53,9 pontos). Com relação às condições atuais, o indicador apontou uma queda, de -45,8 para -47,6, enquanto o consenso era de -48.
De maneira geral, a leitura aponta não apenas um sentimento de baixa confiança na economia alemã, mas também um receio de que a situação do país piore nos próximos meses, diante da inflação persistente e temores acerca da situação energética na região.