Itaú Blog

Setor de serviços cresce em novembro

No Radar do Mercado: segundo dados divulgados hoje pelo IBGE, o volume de serviços brasileiro voltou a crescer, após recuar nos três meses anteriores

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

O volume de serviços do Brasil apresentou um crescimento mensal de 0,4% em novembro, interrompendo uma sequência de três resultados negativos, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta terça-feira pelo IBGE. A leitura veio em linha com as expectativas do mercado. Na comparação com novembro de 2022, o setor assinalou a terceira taxa negativa consecutiva (-0,3%).

Em novembro, três das cinco atividades pesquisadas avançaram, com destaque para Outros Serviços e Serviços Prestados às Famílias, que registraram as maiores altas no mês. Por outro lado, as contribuições negativas vieram de Serviços de TI e Comunicação e Serviços de Transporte.

Nossa visão: o setor de serviços, em especial os serviços prestados às famílias, tem mostrado maior volatilidade nos últimos meses, em parte influenciada pela realização de grandes festivais de música no período. Para dezembro, nosso indicador diário de atividade econômica, IDAT-Atividade, aponta para uma desaceleração dos serviços prestados às famílias.

Nosso tracking (estimativa de alta frequência) para o PIB do 4T23 subiu marginalmente para -0,2% tri/tri (+1,8% a/a), após a leitura de hoje.

💬 O que achou deste conteúdo?

No Radar do Mercado é um boletim diário que traz de forma simples e resumida os destaques no cenário macroeconômico local e internacional.

Quer deixar um comentário? Clique aqui!

Leia também

Leia também

Retrospectiva 2023 para a bolsa brasileira | Private Insights

Neste artigo, analisamos os fatores por trás da performance do principal índice brasi [...]

Revisamos nossos cenários: 10 temas globais e 10 locais para 2024 | Private Insights

No Radar do Mercado: aproveitamos o início do ano para fazer uma revisão de cenário e [...]

IPCA fecha 2023 em 4,62%; CPI dos EUA encerra em 3,4% | Private Insights

No Radar do Mercado: no centro das atenções dos investidores nesta quinta-feira estão [...]