Itaú Blog

Vendas no varejo dos EUA sobem e superam expectativas

No Radar do Mercado: após retração em dezembro, as vendas no varejo americano se recuperaram em janeiro, avançando além das expectativas do mercado

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

As vendas no varejo dos EUA avançaram 3% em janeiro, após retrair em dezembro (-1,1%). O resultado veio bem acima das expectativas do mercado (2%).

Ao excluir automóveis, as vendas no setor também se recuperaram, de -0,9% em dezembro (número que foi revisado hoje) para 2,3%, acima das projeções do mercado.

Já ao excluir automóveis e gás, houve alta de 2,6%, novamente acima das expectativas e da leitura de dezembro, que também foi revisada para -0,4%.

O grupo de controle, que tem maior relação com o componente de consumo do Produto Interno Bruto (PIB) americano, foi de -0,7% para 1,7%, e também surpreendeu positivamente as estimativas do mercado (1%).

A leitura acima do esperado de hoje, portanto, soma-se aos últimos dados de emprego e inflação no grupo de recentes divulgações indicando maior resiliência da economia americana. Dessa forma, o contexto pode implicar algum prêmio sobre a atual projeção do mercado de taxa terminal de juros em 5,25%.

Produção industrial registra estabilidade

O resultado da produção industrial americana também foi divulgado hoje e apresentou estabilidade (0%) em janeiro, enquanto a leitura de dezembro foi revisada para patamar ainda mais negativo (de -0,7% para -1%). A expectativa do mercado para este mês era de uma recuperação mais intensa, para 0,5%.

A utilização da capacidade da indústria, por sua vez, teve um leve recuo, de 78,4% (número que também foi revisado) para 78,3%, enquanto o mercado esperava uma aceleração. Já a produção manufatureira avançou 1%, superando as expectativas (0,8%).

⚠️ Importante: devido ao Carnaval, não teremos a publicação do boletim No Radar do Mercado na segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de fevereiro. Voltamos na quarta-feira, no período da tarde. Bom feriado!

O que achou deste conteúdo? 💬