Visão Global: cidadão local, consumidor global

No quarto episódio da série, Gina Baccelli explica como as oscilações do dólar impactam o cotidiano dos brasileiros e por que diversificar é uma forma de proteção

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura

No quarto episódio da série Visão Global, do Itaú Private Bank, Márcio Brito, Head Investor do Banco Itaú International, conversa com Gina Baccelli, Estrategista Sênior, sobre o impacto do dólar no dia a dia dos brasileiros e por que diversificar é uma estratégia de proteção contra a perda silenciosa do poder de compra.

Durante o bate-papo, nossos especialistas apontam que entre 10% e 25% da cesta de consumo dos brasileiros é influenciada por produtos importados e, nas faixas de renda mais alta, esse percentual pode chegar a 50%. Da alimentação aos eletrônicos e da educação ao turismo internacional, as oscilações cambiais afetam diretamente o poder de compra dos cidadãos locais.

O episódio também destaca como diversificar internacionalmente é uma estratégia eficaz para proteger o patrimônio dessas variações. Manter parte dos investimentos em moedas fortes ajuda a preservar o valor real dos recursos e a reduzir a exposição a riscos locais.

Confira também:

  • Como o dólar influencia o custo de vida e o consumo no Brasil;
  • Por que o câmbio afeta mais as famílias de alta renda;
  • A correlação com viagens, educação e imóveis no exterior;
  • Impactos da desvalorização do real nas decisões de investimento.