Guia: Como enviar ou receber dinheiro do exterior
Por Itaú
Você pode precisar enviar ou receber dinheiro do exterior para fazer uma viagem internacional ou receber o salário de uma empresa do exterior estando no Brasil, por exemplo. Para essas e outras situações, vamos mostrar como fazer remessas internacionais e receber dinheiro do exterior sem complicação.
O que é uma transação internacional?
Transação internacional é o nome da transação financeira utilizada para enviar ou receber dinheiro do exterior. Ela também é chamada de transferência internacional e remessa internacional. Os nomes são diferentes, mas o significado é o mesmo.
Qual o valor e como pagar pela transferência internacional?
A transferência internacional tem custos específicos, que envolvem taxas bancárias e impostos. Confira a seguir os principais. Além disso, recomendamos que você acompanhe a taxa de câmbio para aproveitar os momentos em que o real está mais valorizado.
Custo para realizar uma transferência
Geralmente, para enviar uma transferência internacional você paga:
- taxa de serviço (ou tarifa bancária, se fizer o envio pelo banco);
- taxa de IOF que varia de 0,38% a 1,1%, dependendo da finalidade do envio;
- cotação da moeda + percentual sobre o valor;
- em alguns casos, também dependendo da finalidade do envio, ainda pode incidir IR de até 33,33%.
Dependendo do seu relacionamento com o banco, é possível que você tenha isenção da tarifa bancária para enviar dinheiro para outros países.
Ao fazer a remessa, você pode visualizar o Valor Efetivo Total (VET) que calcula o preço final (já com os custos) que você vai pagar pela moeda estrangeira na sua operação. É importante saber que o cálculo do VET não considera incidência de IR ou eventuais tarifas ou despesas cobradas pelos bancos no exterior.
Custo para receber uma transferência
Para receber uma transferência internacional, você normalmente precisa pagar:
- tarifa bancária;
- em alguns casos, dependendo do motivo do recebimento, taxa de IOF de até 0,38%.
Aqui, também dependendo do seu relacionamento com o banco, é possível ter isenção da tarifa bancária.
Qual o limite de transferência de dinheiro para o exterior?
O limite para fazer transferência de dinheiro para o exterior sem comprovação de renda é de R$ 50 mil desde 30 de dezembro de 2022, quando passou a vigorar a nova lei cambial (14.286), que simplificou as operações de câmbio.
Porém, isso não significa que você não possa fazer remessas de valores mais altos. Quer dizer apenas que, para ultrapassar esse limite, você precisa comprovar de onde vem o dinheiro que você quer enviar.
Como receber dinheiro do exterior no Brasil?
Existem várias formas de receber dinheiro do exterior. A mais comum é tendo uma conta bancária no Brasil ou uma conta internacional oferecida por bancos tradicionais ou plataformas digitais especializadas em remessas internacionais. Confira detalhes sobre cada uma.
Na conta corrente
Para receber dinheiro do exterior na sua conta corrente, é preciso informar para a pessoa que vai fazer a transferência qual é o código SWIFT do seu banco. Esse código identifica as instituições bancárias internacionalmente. Além disso, você tem de informar seu código IBAN, que é o número da sua conta no Brasil.
Para receber uma remessa na conta Itaú, o código SWIFT é ITAUBRSP. E para saber qual é seu IBAN, acesse sua conta corrente pelo computador e siga este caminho: mais opções > câmbio > transferência internacional > consultar código IBAN.
Por ordem de pagamento
Também é possível receber uma remessa internacional por meio de empresas especializadas em transferências internacionais ou agências bancárias que ofereçam o serviço. Para receber dinheiro dessa forma, você precisa fornecer os seus dados pessoais para quem vai enviar o dinheiro. Geralmente, são solicitados nome, identidade, endereço e conta bancária, se houver.
Quando a remessa estiver disponível, você precisa ir até uma agência da empresa ou do banco para onde o dinheiro foi enviado. Lá, normalmente, você apresenta um documento de identificação e um código de rastreio para pegar o dinheiro.
Como enviar dinheiro do Brasil para o exterior?
Com ajuda da tecnologia, enviar dinheiro do Brasil para o exterior está cada vez mais rápido e descomplicado. Confira as principais formas de fazer uma remessa internacional.
Via transferência bancária
A transferência bancária é uma forma prática e segura de enviar dinheiro do Brasil para o exterior, seja para pagar um curso, reservar hospedagem, enviar recursos para sua conta no exterior, investir ou fazer pagamentos em outros países.
Pelo Itaú, por exemplo, você pode fazer transferências internacionais em dólar, euro, libra e outras 10 principais moedas do mercado em poucos cliques.
Através de empresas especializadas em remessas internacionais
Também é possível utilizar o serviço de empresas especializadas em remessas internacionais para enviar dinheiro do Brasil para o exterior. Para isso, em geral, você precisa dos dados do beneficiário no país de destino e de uma conta em seu nome no Brasil. É dessa conta que deve partir o dinheiro que será enviado.
Conheça a Avenue, a conta internacional parceira do Itaú
Se você quer fazer investimentos em outros países ou criar uma reserva em moeda estrangeira para viajar, por exemplo, também pode abrir uma conta internacional como a Avenue, parceira do Itaú. A abertura da conta é gratuita, em português, e leva poucos minutos.
Com ela, você pode investir no mercado americano por meio de uma plataforma em português que fornece relatórios simplificados para ajudar na declaração de impostos. Além disso, a conta fornece um cartão de débito em dólar aceito em mais de 150 países.
Você também pode gostar
Como usar pontos do cartão de crédito? Entenda tudo sobre milhas e pontos
Você sabe o que é e como funcionam os pontos do cartão de crédito? Confira as vantage [...]
O que fazer em Paris e aproveitar o verão europeu
O que fazer em Paris: confira o guia completo com sugestões de passeios, dicas de via [...]
Como fazer um controle de orçamento?
Tem dúvidas sobre como montar um controle financeiro? Nesse post, damos dicas de como [...]