Como usar pontos do cartão de crédito e milhas para viajar?

Por Itaú

9 minutos de leitura
Mulher tirando uma selfie na frente da Torre Eiffel

Usar milhas e pontos do cartão de crédito pode te ajudar a viajar e economizar dinheiro. Sabia disso? Neste post, vamos explicar o que são milhas de cartão de crédito e como usar esse benefício da melhor forma possível.

O que são pontos?

Pontos são recompensas oferecidas por programas de fidelidade de cartões de crédito.

Na prática, eles são uma espécie de “moeda” que você pode usar para trocar por milhas aéreas, comprar produtos em sites ou lojas parceiras, entre outras possibilidades.

Como usar os pontos do cartão de crédito?

Existem muitos tipos de programas de benefícios de cartões de crédito. Por exemplo, você pode ter um cartão que permita trocar pontos por descontos na próxima fatura. Também há pontos que podem ser trocados por descontos no supermercado ou na farmácia. Ou por uma assinatura do Clube de Vinhos.

Há aqueles que podem ser usados para comprar eletrodomésticos ou smartphones. Outros podem se transformar em cashback, ou seja, dinheiro que você recebe na fatura para fazer outras compras com o cartão.

E há pontos que podem ser trocados por milhas para comprar passagens aéreas e reservar hospedagem.

Por exemplo, o cartão AZUL Platinum permite que você troque seus pontos por produtos e serviços do Programa de Fidelidade da Azul, incluindo milhas para adquirir passagens da companhia aérea. Já o cartão Latam Pass Black permite que você troque pontos por milhas para comprar passagens aéreas da Latam.

O que são programas de milhas?

Programas de milhas são programas de benefícios que oferecem pontos que podem ser trocados por milhas para comprar passagens aéreas ou, em alguns casos, pagar hospedagem ou alugar carros, por exemplo.

É basicamente como se você utilizasse seus pontos para comprar pequenos trechos da viagem aérea. Quanto mais pontos você tiver, mais longe você pode ir.

Em geral, os programas de milhas oferecem alguns privilégios para quem gosta de viajar, como acesso a sala vip, embarque preferencial, bagagens grátis, parcelamento de passagens, entre outras.

Como as milhas funcionam?

Para conseguir milhas de cartão de crédito, você precisa usar um cartão que tenha esse tipo de benefício.

Geralmente, as milhas são oferecidas por meio de parcerias entre a emissora do cartão de crédito e uma companhia aérea. Por exemplo, o Itaú oferece o cartão AZUL Platinum, em parceria com a Azul, e o cartão Latam Pass Black, em parceria com a Latam.

Toda vez que você utiliza um cartão desse tipo, acumula pontos que podem ser trocados por milhas para comprar passagens dessas companhias aéreas, entre outras vantagens. Você também pode acumular milhas viajando pela companhia aérea parceira do seu cartão. Nos dois casos, a regra é a mesma: quanto mais você usa, mais você ganha.

É importante observar que cada cartão tem um programa de benefícios com regras específicas para o acúmulo de pontos e a troca desses pontos por milhas.

Dicas para acumular milhas rapidamente

Confira algumas dicas para agilizar o acúmulo de milhas e viajar mais rapidamente.

Descubra qual é o melhor programa para você

Existem muitos programas de benefícios, cada um com regras bem específicas. Para saber qual é o melhor para a sua necessidade, compare o que cada um oferece.

Viaje sempre com a companhia aérea parceira do seu cartão

Compras de passagens costumam valer muitos pontos em programas de milhas. Portanto, sempre que possível, viaje com a companhia parceria do seu programa de benefícios.

Concentre seus gastos

Para turbinar seus pontos, uma dica é usar o cartão de crédito para pagar tudo. Tudo mesmo: desde a compra diária na padaria até aquelas compras maiores, que você muitas vezes prefere parcelar no cartão. O importante é ter certeza de que você poderá pagar a fatura total no vencimento.

Pague boletos no cartão

Também vale a pena usar o cartão de crédito para pagar boletos e contas de consumo. A lógica é que quanto mais você usar o cartão, mais pontos poderá acumular. Apenas confirme se o cartão cobra alguma taxa para isso.

Prefira lojas parceiras do programa de benefício

Sempre que for comprar alguma coisa, verifique se a compra pode ser feita em alguma loja parceira do programa de benefícios. Essas parcerias costumam gerar mais pontos do que compras comuns.

Acompanhe as promoções

Vale a pena acompanhar as promoções tanto do cartão quanto da companhia aérea. Muitas vezes, há possibilidades de obter mais milhas com menos pontos. Existem promoções de transferências de milhas, por exemplo, que podem dobrar ou até triplicar as suas milhas.

Pesquise parcerias entre as companhias aéreas

Fique atento também às parcerias entre companhias aéreas. É possível, por exemplo, que a companhia aérea do seu programa de milhas não ofereça o destino que você procura. Porém, se uma parceria dela oferecer, você ainda pode ganhar milhas com a compra.

Vantagens de utilizar milhas

A principal vantagem de utilizar milhas é economizar em viagens. Afinal, com elas, você pode obter descontos em passagens aéreas e hospedagens. Dependendo da quantidade de milhas que você tiver, pode até comprar passagem apenas com elas, sem ter de pagar nada além.

Outra vantagem é poder utilizar conveniências que os programas de benefício associados a milhas oferecem. Alguns, por exemplo, dão acesso às salas VIP de aeroportos. Outros dão prioridade no embarque. Também é possível conseguir marcar assentos e levar bagagem gratuitamente.

Conheça todas as vantagens dos cartões Itaú AZUL Platinum e Latam Pass Black para encontrar a melhor alternativa para sua necessidade e seu momento de vida. Para conhecer outros programas de benefícios acesse Itaú Cartões.