Confira dicas para usar o cartão de crédito ao seu favor

Por Itaú

5 minutos de leitura
Pai brincando com o filho

O cartão de crédito oferece muitas vantagens, como parcelar compras sem juros e escolher a melhor data para pagamento da fatura. Por isso, ele pode ser um grande aliado do seu planejamento financeiro. Neste post, vamos detalhar os benefícios de utilizar um cartão desse tipo e mostrar como você pode utilizá-lo da melhor forma possível.

Cuidados ao utilizar o cartão de crédito

Em primeiro lugar, é importante ter o cuidado de estabelecer o valor máximo no cartão de crédito para conseguir pagar o valor total da fatura todo mês. Geralmente, esse valor fica abaixo do limite de crédito que a operadora do cartão oferece. É importante não ultrapassar o seu valor máximo para manter a organização do seu orçamento e evitar cobrança de juros.

Se você ainda sabe quanto pode gastar no cartão, descubra criando um orçamento pessoal. No link, mostramos como fazer isso na prática.

7 benefícios do cartão de crédito

Programa de pontos, parcelamento de compras, segurança, entre outros, são algumas das principais vantagens de utilizar um cartão de crédito no seu dia a dia. Entenda os principais benefícios desse meio de pagamento e saiba como aproveitar cada um.

1. Condições de pagamento

Um dos maiores benefícios do cartão de crédito é que você pode obter um prazo de até 40 dias para pagar sua compra, dependendo da data da transação.

Por exemplo, você pode usar o cartão se precisar colocar combustível no carro, mas estiver sem dinheiro neste momento. Você faz o que precisa e vai pagar por isso só na data de vencimento da fatura.

Outra vantagem é fazer parcelamento sem juros de compras de valor mais alto. Para isso, é preciso perguntar em quantas vezes você pode dividir o pagamento sem juros e ter limite disponível no cartão de crédito.

2. Segurança

A segurança é outro benefício de usar o cartão de crédito. Se você perder a carteira ou for furtado, por exemplo, pode cancelar o cartão imediatamente e solicitar outro. Há ainda a possibilidade de contratar um seguro que garante o ressarcimento de prejuízos financeiros ocorridos por uso indevido do seu cartão. Saiba mais sobre o Seguro Cartão Protegido.

3. Organização das contas do mês

Pagar as compras do mês de uma vez, na data de pagamento da fatura do cartão de crédito, também ajuda a organizar as suas finanças porque você não precisa ter dinheiro sempre disponível na conta para as compras que vai fazendo durante o mês.

Além disso, você pode ativar as notificações para receber mensagens no celular sempre que o cartão for utilizado para uma transação financeira. Esses alertas ajudam a acompanhar seus gastos e garantir a sua segurança.

E, por falar em fatura, como você pode escolher a data de vencimento do cartão, o ideal é que ela ocorra logo após o recebimento do seu salário.

Para completar, você pode usar os detalhes da fatura para entender de que forma você gasta seu dinheiro. Analisando essas informações, você pode perceber que gasta mais em restaurante do que no supermercado, por exemplo. Esse entendimento é um bom primeiro passo para quem quer otimizar custos.

4. Como pagar boleto com cartão de crédito

Muitas pessoas perguntam se é possível pagar boletos com cartão de crédito. É possível, sim, mas esse recurso deve ser usado com cautela porque envolve custos adicionais, como juros e IOF. Por isso, antes de fazer esse tipo de pagamento, consulte as taxas e o custo efetivo total da operação.

Para pagar boletos no cartão, você pode acessar sua conta corrente no App do Itaú, com agência e senha eletrônica, ou seu cartão com número e senha do cartão de crédito, e digitar “pague contas” no campo de busca.

5. Emergências

Ter um cartão de crédito também ajuda quando você tem um imprevisto financeiro. Por exemplo, quando você precisa fazer uma reforma em casa ou tem algum problema com o seu carro. Você pode usar o cartão para cobrir os gastos nessa hora e pagar mais tarde, no vencimento da fatura.

6. Cashback

Mais uma vantagem oferecida por alguns cartões de crédito é o cashback, que é um programa de benefício em que você recebe pontos para utilizar em outras compras. Esse benefício, quando utilizado da melhor forma, pode gerar um bom desconto na fatura do mês seguinte.

7. Programa de pontos

Muitos cartões também oferecem programas de pontos que podem ser trocados por milhas de passagens aéreas, prêmios, descontos, entre outros benefícios.

Para aproveitar essa vantagem, é interessante conhecer as opções e escolher o cartão Itaú que mais combina com as suas necessidades.

5 dicas para usar o cartão de crédito

1. Use o cartão como um aliado

A melhor forma de usar o cartão crédito é como um aliado da sua vida financeira. Isso significa que você não deve gastar ao longo do mês mais do que pode pagar no vencimento da fatura.

E, se você estiver com dinheiro sobrando na conta, outra forma de usar o cartão como aliado é deixar esse dinheiro rendendo em alguma aplicação enquanto você usa o cartão de crédito para pagar as compras do dia a dia. Depois, se necessário, você pode fazer o resgate da aplicação (ou parte dela) para pagar a fatura. Conheça alguns investimentos do Itaú que podem ser interessantes para essa estratégia.

2. Não pense no cartão como extensão da sua renda

O cartão de crédito facilita a sua vida financeira, mas não aumenta o seu orçamento. Isso significa que mesmo que o cartão ofereça um limite de crédito bastante alto, evite gastar mais do que pode pagar no vencimento da fatura. É importante pagar o valor total do cartão sem atraso para evitar cobrança de juros.

3. Use o cartão para controlar as despesas

Outra estratégia interessante é usar o cartão para controlar suas despesas. Para isso, você pode checar diária ou semanalmente a fatura do cartão para saber quanto já gastou, com o que (transporte, alimentação, vestuário etc) e quando ainda pode gastar no mês.

4. Aproveite os programas de benefícios

Entenda como funciona o programa de benefícios do seu cartão e descubra como maximizar as oportunidades de trocar pontos por milhas, descontos ou cashback. Somando mês a mês, essas vantagens podem fazer diferença no orçamento.

5. Melhore seu histórico de crédito

O uso correto do cartão de crédito pode melhorar seu histórico de crédito. Isso quer dizer que pagando o valor total da fatura em dia, você pode obter melhores condições de juros ou prazo de pagamento quando quiser financiar um apartamento ou um carro, por exemplo.

Agora que você já sabe como usar o cartão de crédito a seu favor, conheça os benefícios dos cartões Itaú.

Você também pode gostar

Confira os artigos mais lidos no momento

Pix falso: Saiba identificar um dos golpes do pix | Blog Itaú.

Com um comprovante de pix falso, o criminoso consegue aplicar um golpe financeiro. Sa [...]

Conheça os 9 principais golpes financeiros e como se proteger

Evite golpes financeiros: Descubra dicas essenciais para evitar fraudes e garantir su [...]

Caí em um golpe: O que fazer?

Descubra o que fazer se você caiu em um golpe financeiro. Aprenda a identificar fraud [...]