APIs do Open Finance: o que são, como funcionam e o que muda na personalização de produtos e serviços

Por Itaú

5 minutos de leitura
Moça segurando o celular pesquisando as APIs do Open Finance

A chegada do Open Banking (Open Finance) é o início da autonomia dos seus dados bancários. Agora, todo o relacionamento que você construiu com o seu banco ao longo dos anos será seu.

Desde julho de 2021, apenas com o seu consentimento, outros bancos poderão acessar suas informações bancárias. Autorize somente instituições confiáveis, que sempre estiveram ao seu lado cuidando dos seus dados.

Afinal, acessando seu histórico, é possível consultar todo o seu crédito, movimentação, pagamentos, empréstimos e afins. Mas como esse processo será feito? Será que as informações ficam soltas ao alcance de qualquer um? Será que é seguro? O que são APIs? Tudo isso você vai descobrir nesse artigo!

O que são as APIs do Open Banking?

APIs significa Interface de Programação de Aplicativos e são recursos utilizados mundialmente para a comunicação entre softwares na internet, não sendo algo exclusivo à implementação do Open Banking.

Eles atuam como ponte entre sites, aplicativos e afins. Isso significa que as pessoas podem usar APIs para desenvolver novos produtos ou serviços, como aplicativos, que utilizam essa interface para integrar o mapa em seus aplicativos.

Outro exemplo prático é: sabe quando acessamos algum site e é possível realizar o cadastro por uma rede social? Isso acontece porque as APIs se conectam e compartilham nossas informações, como nome, documento, data de nascimento, etc.

As instituições que recebem o consentimento do cliente e participam do Open Banking, que é regulamentado pelo Banco Central, passam a desenvolver produtos e serviços baseados nessa troca de dados de forma ágil e segura.

Leia também: Open Finance e Open Banking: O que mudou e por que é seguro?

Como funciona as API's do Open Finance no Itaú?

Imagine que você tem um histórico bancário não só com o Itaú, mas com outros bancos também: empréstimos, investimentos, pagamentos, transferências etc. Todas as atividades que você já fez em um banco estão registradas.

Quando você adere ao Open Finance, o Itaú tem acesso a todas essas movimentações por meio de APIs. Queremos conhecer você melhor, como em um relacionamento: quanto mais sabemos do seu histórico e preferências, mais podemos oferecer o que faz sentido para você, como condições, produtos, investimentos e serviços que combinam com o seu perfil.

Regulamentação e padronização das APIs

Apesar de as APIs serem abertas, o Open Banking (Open Finance) é um sistema delimitado que funciona de acordo com normas, legislações, regras e boas práticas impostas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central (BC), para padronizar os sistemas e garantir que todas essas imposições estão sendo cumpridas.

Sendo assim, essa interface de programação funciona como um contrato que tem cláusulas obrigatórias aos participantes que desejam participar desse compartilhamento e acesso de dados.

Inclusive, vale ressaltar que as instituições precisam, obrigatoriamente, compartilhar as informações de seus clientes (com o devido consentimento), caso queiram ter acesso as dos demais bancos.

A chegada do Open Banking se mostra uma excelente alternativa para estimular a eficiência, integração e cooperação entre os bancos, que podem complementar os serviços uns dos outros para que o maior privilegiado seja sempre o cliente.

Personalização quer dizer: o Open Finance Itaú combina com você!

Com seu histórico compartilhado, a gente te conhece melhor e seleciona produtos adequados ao seu momento! Tudo isso faz com que sejamos o banco que tem serviços que combinem com você.

Mas a gente sabe que dúvidas sobre o assunto irão surgir e o nosso compromisso é sempre orientar com o máximo de informações para que você sinta segurança durante todo o processo.

Tire suas principais dúvidas com o vídeo a seguir

Queremos promover uma conversa aberta de maneira transparente para que você entenda tudo o que muda na sua vida com a chegada do Open Finance.

Saiba mais sobre o Open Finance no Itaú.

Open Banking e Open Finance: O que muda?

Saiba mais sobre o significado desses conceitos e entenda como funciona o ecossistema [...]

Open Finance: use seu histórico bancário para conseguir crédito

Saiba mais sobre como o Open Finance pode contribuir para melhorar seu acesso a crédi [...]

Controle de gastos pessoais: como o Itaú pode te ajudar

No App você tem ferramentas que ajudam a controlar os gastos do dia a dia, cortar gas [...]