Itaú Blog

Afinal, o que significa consórcio contemplado?

O que é um consórcio já contemplado? Aprenda como utilizar a carta de crédito e quais cuidados você precisa ter ao considerar comprar uma cota já contemplada.

Foto do Autor

Consórcio Itaú

• 5 minutos de leitura

Neste artigo vamos esclarecer as principais dúvidas em relação à contemplação e à liberação da tão esperada carta de crédito. Será que é possível comprar uma cota já contemplada? Vem, que a gente explica! 

O que é contemplação?

O objetivo de todo consórcio, seja ele de imóvel, carro, caminhão, moto ou de outro bem, é a contemplação com a carta de crédito. Ser contemplado, no contexto do consórcio, nada mais é do que ser “premiado” ou “agraciado” com a carta de crédito

E por que isso é tão importante? Porque só depois da contemplação é que o valor da cota contratada estará disponível para ser utilizado. Assim que a contemplação acontecer, a administradora do seu consórcio vai solicitar a você o envio de alguns comprovantes de garantia, e a liberação da carta de crédito para a compra do bem vem logo em seguida. 

Como ter uma cota contemplada?

Como explicamos neste artigo sobre Carta de Crédito, para ter sua cota contemplada, você deverá ser sorteado em uma das assembleias mensais ou dar um lance vencedor para arrematar a carta de crédito em questão.

Após as assembleias, o grupo é avisado sobre os participantes que foram contemplados tanto em sorteio como ofertando o melhor lance.

Como usar uma carta de crédito contemplada?

Cada administradora tem seus processos internos, mas, via de regra, após ser contemplado em um consórcio (seja por lance ou por sorteio), você será comunicado e, a partir daí, deverá ficar atento aos documentos que serão necessários para a liberação da sua carta de crédito e compra do bem.

No Itaú, por exemplo, se você for contemplado por sorteio, receberá um e-mail avisando sobre a contemplação e os próximos passos. Já se você for contemplado por lance, mandaremos também um e-mail, mas, neste caso, você precisará realizar o pagamento do lance em até 5 dias úteis para concluir a sua contemplação.

Por isso é sempre fundamental manter seus dados cadastrais atualizados: sua administradora precisará entrar em contato com você. Em seguida, você passará por uma nova análise de crédito e, com tudo certo, o pagamento do bem será liberado.  

_VOCÊ SABIA? O dinheiro da carta de crédito não é depositado na conta do consorciado. A responsável pelo pagamento diretamente ao vendedor (de imóvel, automóvel ou outro bem envolvido) será a administradora do consórcio ;)

O que é um consórcio já contemplado?

Às vezes, alguns consorciados são contemplados mas, em vez de usarem a carta de crédito na compra do bem, decidem vender o consórcio já contemplado. Vamos imaginar que João fez um consórcio de 48 parcelas e foi contemplado no 10º mês por sorteio. Ele poderia usar a carta de crédito para comprar uma moto, mas teve alguns imprevistos e mudou os planos: decidiu vender o consórcio contemplado pelo valor que já pagou (as 10 parcelas iniciais). Assim, o comprador assume as parcelas faltantes do consórcio e tem a vantagem de já poder comprar o bem imediatamente, pois já terá em mãos uma carta de crédito contemplada.

Embora essa seja uma operação legal e autorizada pelo Banco Central, muito cuidado para não cair em golpes: confira sempre a procedência da carta de crédito, os detalhes do contrato (número de parcelas, condições de pagamento, CET) e dê preferência a administradoras de consórcio credenciadas.   

Posso comprar um consórcio contemplado?

O consórcio já contemplado é uma oportunidade para quem deseja adquirir com mais rapidez um imóvel ou outros bens. Como vimos há pouco, alguns cotistas, após serem contemplados, podem desejar colocar sua carta de crédito à venda. E se tiver o dinheiro para comprar a carta e assumir as parcelas restantes, você pode, sim, comprar um consórcio já contemplado.

No entanto, como em toda transação que envolve dinheiro, é importante ter alguns cuidados antes de comprar uma cota contemplada. Por exemplo: fique atento à natureza do consórcio no qual você está de olho. O valor pode ser ideal, as parcelas perfeitas para o seu orçamento, mas se você pretende comprar um carro, não adianta usar uma carta de crédito contemplada em um consórcio de moto.

Outro detalhe importante é que a administradora do consórcio só irá liberar a carta de crédito depois que você passar por uma análise de crédito. É com essa análise que a administradora consegue assegurar as condições da negociação e garantir a segurança financeira de todo o grupo. Afinal de contas, devemos lembrar que o consórcio é uma compra coletiva e, portanto, você deverá assumir o compromisso das parcelas estabelecidas pelo cotista original. Então, tenha os documentos em dia para assegurar-se de passar com tranquilidade pela análise da administradora.

Com toda a documentação do comprador ok, a administradora dará andamento à transferência do consórcio. Depois que a transferência for realizada, o novo cotista poderá então dar andamento à compra do bem.  

Existe reajuste depois de ser contemplado?

Se você foi contemplado e conseguiu realizar seus planos, lembre-se que ainda existem pessoas no grupo esperando por essa chance. É por isso que a atualização monetária continua acontecendo mesmo após a contemplação: para preservar o poder de compra de todos do grupo, até o último contemplado. Ninguém fica para trás! :) 

Está planejando fazer um consórcio para realizar seus sonhos? Você pode começar agora mesmo! O Itaú tem cotas e grupos variados, para todos os seus planos. Simule agora gratuitamente e contrate um dos consórcios que mais premiam no país.