Itaú Blog

Consorciado, entenda como funcionam as assembleias.

Conheça o funcionamento das assembleias e como acontecem as deliberações e ações que movimentam os lances e sorteios de cartas de crédito.

Foto do Autor

Consórcio Itaú

• 7 minutos de leitura

O que são as assembleias no consórcio

Uma assembleia por si só nada mais é do que uma reunião entre pessoas que têm interesses em comum, a fim de discutir e deliberar sobre temas específicos. No mundo dos consórcios, existem dois tipos de assembleias:

  1. Assembleia Geral Ordinária (AGO): acontecem todo mês e nelas são definidos os contemplados por sorteio e por lance. Além disso, nesta cerimônia também serão definidos os representantes de cada grupo.
  2. Assembleia Geral Extraordinária (AGE): acontece eventualmente quando os participantes precisam tomar alguma decisão sobre o funcionamento do seu grupo de consórcio, em conjunto, por meio de uma votação. Você receberá a convocação por e-mail, sempre que uma AGE for acontecer!

Entenda como funciona na prática:
Se você faz um consórcio de imóveis, por exemplo, será convidado mensalmente para reuniões com os demais membros e a administradora do seu grupo. Nessas reuniões (online ou presenciais) será possível acompanhar quem são os contemplados por lance e sorteio daquele mês.

Como funcionam as assembleias

A gestão das assembleias do consórcio é atribuição da administradora, que nomeia os representantes do grupo a partir da primeira assembleia ordinária. Estes defenderão os interesses do grupo em questões vinculadas à administração, visando exclusivamente monitorar a gestão dos assuntos administrativos.

  1. Frequência
    As assembleias ordinárias acontecem de acordo com um cronograma pré-estabelecido, geralmente mensalmente. Isso garante que todos os participantes estejam atualizados e envolvidos no processo. No caso de assembleias extraordinárias, tanto a administradora quanto os consorciados podem convocar, desde que o número de solicitantes seja igual ou superior a 30% dos participantes ativos.
  2. Deliberações
    Durante as assembleias, são realizadas deliberações importantes. Pode ser a definição de quem será contemplado naquele mês, a aprovação de novos membros ou até mesmo ajustes nos planos do consórcio.
  3. Tomadas de Decisão
    As assembleias são o espaço onde as decisões coletivas são tomadas, garantindo transparência e participação ativa de todos os consorciados. Os consorciados ativos têm direito a voto e o número de votos de cada participante está condicionado ao seu número de cotas. Ou seja, o integrante com mais de uma cota tem direito a mais de um voto.
VOCÊ SABIA? O Banco Central, entidade que fiscaliza os consórcios, obriga a execução de assembleias. As reuniões são consideradas uma maneira de deixar tudo mais transparente e que todos estejam envolvidos nas decisões.

O que você pode fazer em uma assembleia?

É durante uma assembleia que ocorrem os sorteios e lances que geram as cartas contempladas daquele mês. Além disso, como mencionamos acima, você também poderá trazer algum assunto para que seja debatido entre o grupo.

  1. Sorteios: são realizados de acordo com números da Loteria Federal. Aqui, todos os membros do grupo que estão com o pagamento das suas cotas em dia concorrem em igualdade para serem contemplados.
  2. Lances: além das cartas contempladas por sorteio, durante as assembleias também existem os lances. São ofertas que funcionam como em leilões, os participantes oferecem uma quantia determinada para tentarem antecipar a conquista da carta de crédito. Se o seu lance for o mais alto, você leva a carta contemplada e o valor que você deu de lance deve ser pago em uma única parcela e será abatido do montante total que você deve ao consórcio.

Para saber tudo sobre lances e sorteios, você pode ler esse artigo aqui.

E se a sua carta for contemplada?

Se a sua carta for contemplada, a primeira coisa a se fazer é: comemorar muito! E a segunda coisa é iniciar o processo de compra do seu bem, a administradora realiza o pagamento referente a carta de crédito do bem que você pretende adquirir.

Lembre que sua carta de crédito é sinônimo de poder de compra imediato, possibilitando a negociação de descontos ainda mais interessantes. Aproveite a oportunidade para tirar vantagens da sua compra! Você também poderá destinar até 10% do valor da sua carta de crédito para cobrir despesas burocráticas, como custos cartoriais e transferência de propriedade, entre outros detalhes. E se, por acaso, o valor da carta for inferior ao do bem desejado, é possível complementar com recursos próprios para garantir a realização do seu desejo de compra com a ajuda do consórcio.

É muito importante compreender a natureza desses encontros para uma participação ativa e bem-sucedida no seu grupo. A transparência, a colaboração e o comprometimento são os pilares que sustentam a eficácia das assembleias e é por isso que o consórcio faz sucesso há mais de 60 anos entre os brasileiros. Escolha o seu consórcio no Itaú agora!