Vale a pena fazer um consórcio de imóvel?

O que avaliar na hora de fazer um consórcio de imóvel? Conheça as vantagens e diferenciais que podem fazer essa escolha valer a pena para você.

Imagem ilustrativa do artigo Vale a pena fazer um consórcio de imóvel?
Está pensando em comprar um imóvel, mas ainda tem dúvidas se o consórcio é a melhor opção para você?

Por Consórcio Itaú

7 minutos de leitura

Nesse artigo traremos informações valiosas para te ajudar na sua tomada de decisão. E aqui já vai a primeira dica: mais do que saber se fazer um consórcio de imóvel vale a pena ou não, você precisa se perguntar o que funciona melhor para você de acordo com o seu momento de vida.

O que é e como funciona um consórcio de imóvel

Um é um tipo de compra programada em grupo, na qual várias pessoas se unem em torno de um mesmo objetivo. Para isso, os participantes pagam uma parcela mensal, que é usada para formar o chamado Fundo Comum. É desse fundo que saem as quantias necessárias para ao contratar um consórcio - seja ele de , , moto ou caminhão - você se junta a um grupo de pessoas com o mesmo objetivo que você. As parcelas pagas vão para o fundo comum.
Assembleia: organizadas mensalmente pela administradora do seu consórcio para definir por sorteio quem vai receber o crédito. Além do sorteio, sabia que você também pode aumentar as suas chances ao dar um lance?
Contemplação: quando você é sorteado ou dá um lance vencedor e recebe a carta de crédito, dizemos que sua carta foi contemplada. Com o valor que precisa em mãos, é só realizar a compra do bem que tanto planejou.
Encerramento: o grupo formado em um consórcio só é encerrado quando todos os participantes foram contemplados com a carta de crédito. Ninguém fica para trás!

O que comprar com um consórcio de imóvel?

Essa é fácil de responder: você pode comprar uma casa, apartamento, terreno, fazer uma reforma estrutural ou até mesmo usar a sua para quitar um financiamento. Os imóveis podem ser novos ou usados, residenciais ou comerciais.
Ah, e ainda é permitido usar seu FGTS no abatimento das parcelas ou para dar um lance!