Itaú Blog

Consolidação de dívidas: vale a pena trocar uma dívida por outra?

Consolidar dívidas pode ser uma boa opção para começar a organizar sua vida financeira. Veja como o Empréstimo com Garantia de Imóvel pode te ajudar.

Foto do Autor

Crédito com Garantia de Imóvel

• 3 minutos de leitura

As dívidas podem surgir como uma inesperada surpresa, especialmente quando pequenas compras e gastos aparentemente inocentes viram uma bola de neve. No entanto, muita gente esquece que existem maneiras de reduzir os juros das dívidas e pagar menos, consolidando vários débitos em uma única parcela. Se esse é o seu caso, neste post vamos dar toda a informação que você precisa para organizar sua vida financeira, contando com uma modalidade de empréstimo que oferece os menores juros e maiores prazos do mercado.

O que é consolidação de dívidas

Quando se tem vários boletos, pode ser fácil esquecer de alguma dívida e acabar pagando multas e juros desnecessários. Consolidar dívidas significa concentrar todas em uma única parcela mensal. Assim, em vez de pagar diversas parcelas com datas, condições e taxas diferentes, você pega um único crédito para quitar todas as outras dívidas em seu nome – e passa a ter apenas um credor para administrar.

Em outras palavras, a consolidação de dívidas é uma estratégia para trocar dívidas pequenas e mais caras por uma única mais barata, organizando sua vida financeira ou até mesmo a vida financeira da sua empresa. Com as contas em dia, você evita multas por atraso e juros abusivos, além de administrar melhor seu dinheiro.

Quando é o momento de consolidar as dívidas em uma só?

Faça as contas: analise os prazos e juros a que seu dinheiro está sendo submetido, você verá com clareza que reunir todos os gastos em um só lugar fará bem não apenas para sua saúde financeira, como também para sua saúde mental. Existem pelo menos 3 cenários em que a consolidação de dívidas pode ser a saída que você procurava.

Dívidas de cartão de crédito e cheque especial

Se você entrou no rotativo do cartão de crédito ou no cheque especial, sabe que a cobrança de juros aumenta significativamente mês a mês. Pegar um empréstimo para quitar esses débitos pode ser mais vantajoso por oferecer juros bem mais baixos e até mesmo melhorar seu prazo de parcelamento. Além de pagar menos, você poderá dividir em mais vezes e ficar com uma parcela que cabe no orçamento.

Desorganização financeira

Se você se sente perdido em meio a tantos débitos e boletos, o primeiro passo é organizar seus gastos. Elimine aqueles que não fazem mais sentido para a sua vida, foque naqueles que representam um grande rombo no seu orçamento e reveja suas prioridades. Ao pegar um empréstimo, você resolve dois problemas de uma só vez: consegue quitar várias dívidas com credores diferentes e, de quebra, organiza sua vida financeira ao ter que lidar apenas com uma única parcela mensal.

Acúmulo de pequenos débitos

Você já parou para colocar na ponta do lápis todas as suas dívidas e gastos? Lembre-se daqueles pequenos valores que parecem inofensivos, mas que, somados, viram um verdadeiro problemão no final do mês. Após avaliar o real peso que estão tendo no seu orçamento, considere pegar um empréstimo para fugir de taxas de juros abusivas e condições que atingem em cheio sua saúde financeira. Com o dinheiro do empréstimo na conta, você pode zerar esses pequenos débitos que tiram seu sono e ainda fica com as contas mais organizadas e equilibradas.

Vantagens de fazer um empréstimo para consolidar as dívidas

A grande vantagem de consolidar as dívidas é sentir-se novamente no controle da vida financeira, seja a sua ou da sua empresa. Isso porque você terá menos boletos com os quais se preocupar e, dependendo do empréstimo que decidir solicitar, terá também menos juros e mais prazo para pagar.

Por isso é tão importante tomar cuidado para não trocar 6 por meia dúzia: na hora de escolher um empréstimo, avalie o prazo de pagamento, as condições e taxas envolvidas. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de consolidar suas dívidas, do contrário, você estará apenas trocando uma dívida por outra igual ou até pior. E a ideia é trocar por uma dívida mais barata e com mais prazo para pagar, certo?

É aí que entra a solução do empréstimo com garantia de imóvel, um dos maiores prazos com os menores juros do mercado. Nesse tipo de empréstimo, também conhecido por Home Equity, você coloca o seu imóvel quitado como garantia de pagamento e, por isso, os bancos se sentem seguros para oferecer crédito com condições muito melhores. O empréstimo com garantia pode chegar a até 60% do valor do seu imóvel, com um prazo de até 20 anos para pagar. Além disso, a taxa de juros é mais baixa do que a de outros empréstimos pessoais e cartões de crédito, o que torna essa opção uma alternativa ainda mais vantajosa. Com um prazo mais longo e juros baixinhos, as parcelas também ficam menores e bem mais leves no seu bolso.

Como o empréstimo com garantia de imóvel possui taxas menores e prazos mais longos, você tem a possibilidade de quitar suas dívidas e ainda contar com uma graninha extra para usar da forma que preferir: reformar a casa, investir na sua empresa, trocar de carro, contratar novos funcionários… enfim, o uso é livre para que você possa administrar do seu jeito. E, no Itaú, você contrata tudo pelo site, sem burocracia e com uma equipe de especialistas que te auxilia e tira todas as suas dúvidas por WhatsApp.

Falando em dúvidas, separamos aqui duas perguntas que você com certeza deve estar se fazendo agora:

Se eu fizer um empréstimo com garantia de imóvel, vou precisar sair da minha casa ou deixar de alugá-la?

Não se preocupe, não será necessário desocupar o imóvel ou interromper a locação. Ao utilizar o imóvel como garantia, você ainda mantém a propriedade e pode utilizá-lo conforme sua vontade. O contrato apenas indica que o imóvel foi oferecido como garantia para a operação de crédito em alienação fiduciária.

Corro o risco de perder meu imóvel?

Seu imóvel é apenas uma garantia para o banco. Somente em caso de inadimplência, iniciaremos o processo de retomada. Mas o Itaú oferece ainda a chance de você renegociar a dívida para evitar a perda do seu patrimônio.

Ainda tem dúvidas? Dá uma olhada neste post aqui, em que explicamos em detalhes tudo sobre o empréstimo com garantia de imóvel. Você vai ver que não tem nenhum segredo.

Passo a passo para contratar o empréstimo com garantia de imóvel

Se você está convencido de que o empréstimo com garantia de imóvel é a solução ideal para você, veja só como é fácil solicitar seu empréstimo no Itaú. Em apenas 5 passos, você terá o dinheiro disponível na sua conta.

  1. Faça sua simulação: a primeira etapa é fazer uma simulação de crédito no site do Itaú, preenchendo seus dados pessoais e as informações do imóvel que será a garantia do empréstimo.
  2. Entraremos em contato: após a simulação, o banco fará uma análise de crédito da sua proposta. Pode deixar que um dos nossos especialistas entrará em contato com você solicitando toda documentação.
  3. Analisaremos os documentos enviados: após o envio, faremos a análise da documentação e a avaliação do imóvel. Se aprovada, o banco realizará uma avaliação do imóvel para verificar o seu valor de mercado. 
  4. Emitiremos seu contrato: após a aprovação da análise de crédito e a avaliação do imóvel, seu contrato será emitido e estará pronto para que você faça seu registro em cartório.
  5. Crédito liberado: em até 3 dias úteis, o dinheiro estará disponível para ser usado. Aproveite e use com consciência.

Resumindo, fazer um empréstimo para consolidar dívidas pode ser uma boa saída para quem busca organizar as finanças e diminuir o endividamento. Se você tem um imóvel quitado e quer consolidar suas dívidas com um empréstimo que oferece longos prazos, taxas baixas e parcelas que cabem no bolso, o Crédito com Garantia de Imóvel Itaú foi feito para você.

Crédito mais barato para usar do seu jeito. Se tem i de imóvel, tem i de Itaú.

Simule grátis agora!

Saiba mais sobre o Crédito com Garantia de Imóvel do Itaú

Tire todas as suas dúvidas sobre o empréstimo com garantia de imóvel do Itaú e fala uma simulação.

Simule seu Empréstimo com Garantia de Imóvel

Simule grátis agora e veja sua aprovação de crédito em até 1 hora. [...]

Tudo sobre o Empréstimo com Garantia de Imóvel Itaú em vídeo

Assista nossa playlist completa sobre o Crédito com Garantia de Imóvel Itaú [...]