Itaú Blog

Vale a pena fazer empréstimo para reforma? O empréstimo com garantia de imóvel pode ser a resposta.

O empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma ótima opção para quem busca crédito para reformar ou construir. Entenda tudo sobre isso.

Foto do Autor

Crédito com Garantia de Imóvel

• 5 minutos de leitura

Se você está pensando em reformar ou construir, provavelmente já deve ter considerado a possibilidade de contratar um empréstimo. Afinal, esses projetos costumam envolver muitos gastos e nem sempre é possível arcar com tudo de uma só vez. Mas, calma, não é preciso desistir de renovar o seu lar por falta de dinheiro. Neste post, você encontrará todo o conteúdo que precisa para avaliar suas opções na hora de viabilizar sua reforma. Vamos lá?

O que avaliar para saber se vale a pena contratar um empréstimo para reformar ou construir?

Antes de tomar qualquer decisão sobre contratar um empréstimo para reforma, é importante analisar o momento financeiro da sua família. Tenha em mente que o empréstimo é uma dívida que precisa ser paga em um prazo determinado e que, se não houver planejamento, pode gerar um desequilíbrio financeiro. Por isso, é fundamental fazer as contas antes de começar a quebradeira: veja se a parcela vai caber no seu orçamento.

Outro fator importante a ser avaliado é a real necessidade da reforma. Todos nós sabemos que existem situações em que uma obra é inevitável: uma chuva forte que estraga o telhado; a necessidade de um muro mais alto para deixar sua casa (ou a sede da empresa) mais segura; a chegada de mais um membro na família ou até mesmo a adaptação da casa para que fique adequada aos membros mais velhos. Enfim, fato é que existem casos em que a reforma não pode mesmo ficar para depois. Porém, se a reforma é apenas uma questão estética ou de conforto, algo que pode ser feito posteriormente com calma, vale a pena pensar se é realmente necessário se endividar.

Além disso, é importante analisar as opções disponíveis para você. Existem linhas específicas de crédito para gastos com obras e reformas, lojas que trabalham com crediário, financiamento para reformar e diversos outros formatos de pagamento. Porém, se você já tem um imóvel quitado, o empréstimo com garantia de imóvel (ou Home Equity) pode ser uma excelente escolha. E agora você vai descobrir as principais vantagens dessa modalidade de crédito.

Vantagens de fazer um empréstimo com garantia de imóvel para custear a reforma

Quando você contrata um empréstimo com garantia de imóvel, o banco recebe seu bem como garantia de pagamento e, em troca, oferece a você até 60% do valor do imóvel em crédito – e com uma das menores taxas de juros do mercado. É isso mesmo: é como se o próprio imóvel estivesse de certa forma “dando uma forcinha” na sua reforma. Se você ainda não conhece essa opção de empréstimo, sugerimos a leitura deste conteúdo em que explicamos tudo sobre o empréstimo com garantia de imóvel.

Você só precisa ter um imóvel quitado em seu nome, e nem é necessário ser o mesmo que será reformado. As vantagens continuam:

_Sem limitação para uso do valor: mesmo que o objetivo principal seja a reforma, é possível usar o dinheiro como quiser, seja na compra de novos eletrodomésticos e móveis, fazer uma viagem em família ou até mesmo investir na sua empresa. Além disso, o empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma boa opção para quem tem um projeto de reforma mais ambicioso, que demanda um valor alto. É importante lembrar que obras e reformas geralmente têm imprevistos, e essa flexibilidade no uso do dinheiro também pode ser muito útil para lidar com gastos extras sem comprometer o orçamento. Imagine que seu imóvel foi avaliado em R$ 1 milhão. Nesse caso, você poderá contar com até R$ 600 mil de crédito para sua reforma ou para investir como escolher.

_Concentrar o pagamento em uma só parcela: em vez de parcelar a reforma em várias lojas e crediários diferentes, o empréstimo com garantia de imóvel permite que você concentre todo o pagamento em uma só parcela, o que pode facilitar bastante o controle financeiro. Dessa forma, é possível ter uma melhor organização dos seus gastos com a obra e evitar esquecimentos ou atrasos nos pagamentos, o que pode gerar ainda mais dívidas e juros.

_Desconto no pagamento de materiais e serviços: outra vantagem é que muitas lojas e prestadores de serviços oferecem desconto no pagamento à vista. Com o dinheiro do seu empréstimo disponível na conta corrente, seu poder de negociação é maior – sendo possível contar com melhores descontos e, consequentemente, com uma economia significativa no final da obra.

_Taxa de juros: ao utilizar cartão de crédito e cheque especial para viabilizar sua reforma, você estaria sujeito a taxas de juros bem mais altas. E qualquer atraso no pagamento pode gerar custos ainda maiores e inesperados ao seu projeto de reforma. Já o empréstimo com garantia de imóvel, como mencionamos, possui uma das menores taxas do mercado. Por ser um empréstimo atrelado a uma garantia, a inadimplência é quase inexistente e isso faz com que as instituições financeiras disponibilizem crédito com juros bem menores. E, a longo prazo, menos juros significam menos despesas para você e sua família.

_Parcelamento em até 240x: mais uma vantagem imbatível. Com um empréstimo com garantia de imóvel, além de pagar menos juros, você ainda pode contar com até 20 anos para parcelar sua dívida. Dessa maneira, as parcelas ficam suaves e não farão um estrago no seu orçamento familiar. Vai ficar mais leve de pagar e fácil de administrar a dívida.

Passo a passo para contratar o empréstimo com garantia de imóvel

No Itaú, você solicita seu empréstimo com garantia de imóvel online, em apenas 5 passos simples:

  1. Faça uma simulação: o primeiro passo é realizar uma simulação gratuita de crédito no site do Itaú, preenchendo seus dados pessoais e as informações do imóvel que servirá como garantia para o empréstimo.

  2. Aguarde nosso contato: um dos nossos especialistas entrará em contato com você solicitando a documentação necessária. Nosso time estará disponível via WhatsApp durante todo o processo para te auxiliar.

  3. Analisaremos sua documentação: se tudo estiver correto e aprovado, realizaremos também a avaliação do imóvel para verificar seu valor de mercado.

  4. Emitiremos seu contrato: após a aprovação da análise de crédito e a avaliação do imóvel, emitiremos o contrato para que você possa registrá-lo em cartório.

  5. Crédito liberado: em até 3 dias úteis, o dinheiro será depositado na sua conta bancária. Aí é só começar a reforma!

Quero fazer um empréstimo com garantia de imóvel. Preciso sair da minha casa ou deixar de alugá-la?

Você pode ficar sossegado, não será necessário sair da sua casa ou interromper a locação. Mesmo com seu imóvel dado como garantia, você pode continuar a utilizá-lo normalmente. O contrato em alienação fiduciária com o banco apenas indica que o imóvel foi oferecido como garantia para uma operação de crédito, nada mais.

É verdade que corro o risco de perder meu imóvel?

Não se preocupe com isso: antes de conceder o empréstimo, o Itaú fará uma análise precisa do seu crédito e da sua renda. O crédito será concedido apenas se entendermos que você tem capacidade financeira de arcar com as parcelas do seu empréstimo. Somente em caso de inadimplência, iniciaremos o processo de retomada. Mas, ainda assim, o Itaú permitirá que você renegocie a dívida e evite a perda do seu patrimônio.

Com as informações certas e um planejamento financeiro básico, é possível realizar sua reforma ou construção de forma tranquila e segura. O Crédito com Garantia de Imóvel Itaú permite que você tire seu projeto do papel com taxas mais baixas e prazo a perder de vista, sem comprometer o orçamento mensal.

Crédito mais barato para usar do seu jeito. Se tem i de imóvel, tem i de Itaú. Simule grátis agora!

Saiba mais sobre o Crédito com Garantia de Imóvel do Itaú

Tire todas as suas dúvidas sobre o empréstimo com garantia de imóvel do Itaú e fala uma simulação.

Simule seu Empréstimo com Garantia de Imóvel

Simule grátis agora e veja sua aprovação de crédito em até 1 hora. [...]

Tudo sobre o Empréstimo com Garantia de Imóvel Itaú em vídeo

Assista nossa playlist completa sobre o Crédito com Garantia de Imóvel Itaú [...]