Automação de processos: acelere o crescimento empresarial

Descubra como a automação de processos pode otimizar tarefas, reduzir custos e aumentar a eficiência para acelerar o crescimento do seu negócio.

Por Itaú Empresas

5 min minutos de leitura

A automação de processos otimiza tarefas manuais, integra sistemas e aumenta a eficiência empresarial. Além de reduzir falhas e custos, ela melhora a produtividade e oferece competitividade no mercado. Com ferramentas certas, mapeamento organizacional e monitoramento contínuo, sua empresa pode automatizar fluxos e crescer de forma estratégica.

Em um cenário onde as novas tecnologias estão cada vez mais presentes no mundo dos negócios, a automação de processos surge como uma solução poderosa para empresas que buscam mais praticidade e eficiência no seu dia a dia. Isso porque ela deixa tudo mais rápido e prático.

Por exemplo, com a Gestão Comercial Itaú Empresas, os restaurantes não precisam mais anotar pedidos no papel ou no bloquinho, agora, os clientes podem escolher os seus pratos diretamente nos totens de autoatendimento e os pedidos são cadastrados diretamente nas maquininhas.

E este é apenas um dos muitos benefícios trazidos pela automação comercial.

Neste artigo, você vai aprender o que é automação de processos, entender sua importância e saber como implementá-la para acelerar o crescimento da sua empresa. E então, vamos lá?

O que é automação de processos e por que ela é importante?

A automação de processos envolve transformar atividades que antes eram feitas manualmente em ações automatizadas, por meio da integração de dados e sistemas. O objetivo principal é otimizar o fluxo de trabalho, reduzindo custos, tempo, falhas e desperdícios. E não para por aí…

Ela também facilita os processos e aumenta a produtividade. Isso porque quando implementada corretamente, a automação de processos traz inúmeros benefícios, como:

  • Integração de sistemas;
  • Maior competitividade no mercado;
  • Melhor controle de desempenho;
  • Agilidade para fazer mudanças operacionais;
  • Tarefas mais acessíveis para os responsáveis;
  • Geração de mais valor para os clientes;
  • Padronização das operações, o que melhora a eficiência em todos os setores;

Vale ressaltar ainda que a transformação digital e com a crescente oferta de soluções tecnológicas, entender como utilizá-las pode ser o diferencial para destacar sua empresa no mercado. Além disso, a automação pode ajudar a identificar áreas de investimento que não são mais vantajosas, possibilitando economias estratégicas e até mesmo, tomada de decisões mais assertivas.

Vale a leitura: ESG: entenda o conceito e a importância desse fator

E a automação comercial?

Seguindo a mesma lógica da automação de processo, a automação comercial envolve o uso de tecnologias e soluções digitais para agilizar e melhorar as operações diárias de um comércio. Ao longo do tempo, essa prática se expandiu, começando com sistemas simples de ponto de venda e evoluindo para soluções integradas que cobrem praticamente todos os processos de um negócio.

E em um mundo digital, onde os smartphones fazem parte do nosso cotidiano, a automação comercial se tornou essencial para os varejistas. Ela está mais presente do que imaginamos, como no pedido de alimentos em um restaurante via celular ou no caixa de supermercado que realiza cálculos automáticos e oferece descontos personalizados com base no histórico de compras.

A boa notícia é que, ao contrário do que muitos pensam, adotar essas tecnologias não é um grande desafio. Muito pelo contrário, já que boa parte das ferramentas de automação estão disponíveis na nuvem, permitindo que pequenos empresários paguem conforme o uso, sem a necessidade de grandes investimentos. Além disso, com o aumento da oferta no mercado, muitos desses sistemas são intuitivos e projetados para quem não tem formação técnica em informática ou tecnologia.

Como automatizar os processos da minha empresa?

Automatizar a sua organização envolve um processo com várias etapas e nem sempre elas são fáceis. Mas para te ajudar com isso, trouxemos algumas sugestões para deixar esse processo mais eficiente:

Faça um mapeamento organizacional

Antes de implementar qualquer nova ferramenta, e isso inclui softwares de automação de processos, é importante mapear todos os fluxos de trabalho da empresa. Assim será possível identificar áreas que têm gargalos, atividades duplicadas ou ineficientes e focar nelas para otimizar seus resultados.

Pesquise e selecione as ferramentas certas

O mercado oferece inúmeras ferramentas de automação.

Estude as opções disponíveis e analise se elas realmente atendem às suas necessidades. Responda perguntas como a solução vai trazer retorno? Vai reduzir custos a longo prazo? Vai eliminar erros?

Se a resposta for sim, siga em frente!

Defina um cronograma para implementação

Ao escolher a ferramenta, crie um cronograma detalhado e defina quem será responsável pela implementação. O ideal é realizar a implementação por etapas e monitorar o progresso ao longo do caminho. Isso vai ajudar a corrigir os erros mais rapidamente, evitando retrabalhos.

Treine seus colaboradores

Ao implementar novas tecnologias, ofereça treinamentos para os colaboradores que utilizarão as ferramentas. Isso garante que todos saibam como usá-las corretamente, extraindo seu melhor.

Monitore os resultados

Após a implementação, monitore os resultados constantemente.

Peça feedback aos colaboradores e analise indicadores de produtividade e economia. Lembre-se: ajustes contínuos são essenciais para garantir a eficiência dos processos automatizados.

Vale a indicação: Você quer transações mais rápidas e uma bateria de longa duração? Confira como a maquininha de cartão do Itaú pode ser a solução ideal para o seu negócio!

Minha empresa realmente precisa de automação de processos?

Essa decisão depende da situação atual do seu negócio.

Os processos estão claros e bem definidos? Tudo está rodando perfeitamente? Se a resposta for sim, talvez a automação de processos realmente não seja necessária. Mas, se você perceber algum dos problemas abaixo, pode ser um sinal de que a automação vai ser uma boa opção para seu negócio:

  • Ruídos na comunicação entre os setores;
  • Ações desalinhadas com a estratégia do negócio;
  • Falta de padronização, resultando em falhas e desperdícios;
  • Dificuldade em identificar a origem de problemas;
  • Tomadas de decisões sem dados concretos.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender o que é automação de processos e como aplicá-la no seu negócio. No Itaú Empresas oferecemos soluções que automatizam a gestão de cobranças, permitindo enviar lembretes de pagamento para seus clientes e reduzir a inadimplência.

Afinal de contas, estamos sempre em busca de novas maneiras de facilitar a sua jornada empreendedora. Caso precise de suporte, nossa equipe está pronta para ajudar. Até a próxima!