Itaú Blog

Como usar desconto de duplicatas pra impulsionar seu negócio

Entenda como funciona o serviço de antecipação de duplicatas e recebíveis e descubra como ele pode ser uma solução para maximizar o fluxo de caixa do seu negócio

Foto do Autor

Itaú Empresas

• 4 min minutos de leitura

Um dos assuntos mais abordados quando pensamos na saúde financeira de pequenos e médios negócios é, sem dúvida, o fluxo de caixa. E isso não é à toa: organizar seu caixa de modo a contar sempre com um capital de giro acessível tanto para o custeio da operação quanto para investimentos é o que permite que sua empresa possa funcionar de forma saudável e até mesmo expandir.

Mas o que algumas lideranças não sabem é que há diversas opções no mercado que podem servir como um apoio financeiro para empresas de menor porte atingirem um equilíbrio nas suas receitas e organizarem seu fluxo de caixa. Uma das mais simples é o desconto de duplicatas, também conhecida como antecipação de recebíveis.

O que é antecipação de recebíveis?

Antecipar recebíveis por meio do desconto de duplicatas é uma forma prática de adiantar o recebimento de receitas e fortalecer o capital de giro do seu negócio. Esta solução é recomendada para empresas que buscam liquidez sem comprometer seus compromissos futuros e permite, basicamente, que as lideranças dos negócios tenham acesso imediato a recursos financeiros das vendas a prazo. Desta forma, instituições financeiras como o Itaú servem como intermediários, realizando um adiantamento de capital sobre os valores de títulos, como duplicatas (títulos de crédito gerados a partir de vendas a prazo) e notas promissórias. Para isso, é avaliado o risco associado ao pedido e cobrada uma taxa de desconto.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

O adiantamento de recebíveis por desconto de duplicatas é voltado especialmente para empresas privadas de caráter comercial, industrial ou de serviços. Para avaliar se esta é uma solução adequada ao negócio, é recomendado que as empresas façam uma análise, na qual identifiquem os recebíveis futuros, como faturas ou contratos a serem pagos por seus clientes.

Apesar de cada instituição bancária contar com suas próprias regras, em geral, a solicitação deste recurso é um processo direto:

  • A empresa submete ao banco as duplicatas ou notas promissórias das vendas realizadas.

  • O banco adianta o valor desses títulos, descontando taxas pré-fixadas, proporcionando, assim, liquidez imediata.

  • Esse valor pode ser utilizado livremente pela empresa, seja para investimentos ou para cobrir despesas operacionais.

Desta forma, uma das características mais importantes deste modelo está nos juros e taxas pré-fixados — o gestor ou gestora que contrata o serviço já sabe exatamente quanto será descontado no futuro, evitando qualquer tipo de surpresa. Por isso, este modelo pode ser benéfico para quem está organizando seu planejamento financeiro.

Vantagens do desconto de duplicatas

Para empresas que buscam soluções financeiras práticas, o desconto de duplicatas se destaca por várias razões:

  • Liquidez imediata: a solução oferece a gestores e gestoras a oportunidade de receber antecipadamente, de uma só vez, pelas vendas feitas a prazo. Com o Desconto de Duplicatas do Itaú Empresas, por exemplo, esse dinheiro cai na conta imediatamente após a contratação do serviço.

  • Capital de giro: o recebimento antecipado de receita aumenta o capital disponível para as operações diárias.

  • Fluxo de caixa positivo: pode ser uma boa solução para manter o caixa da empresa no azul, um fator importante para a saúde financeira do negócio.

  • Poder de negociação e investimento: com mais capital de giro, é possível negociar melhores condições de compra com fornecedores ou investir em áreas estratégicas para o negócio.

  • Facilitação nas formas de pagamento = clientes mais satisfeitos: o recurso possibilita que empresas que não teriam estrutura para oferecer vendas parceladas possam ampliar seu leque de formas de pagamento, o que ajuda a reter e satisfazer o público. Em no artigo publicado sobre o assunto no último ano, um especialista reforçou que vendas a prazo são essenciais para impulsionar o faturamento de pequenas e médias empresas. Na ocasião, ele pontuou como a antecipação de recebíveis pode ser usada para amenizar os efeitos dessa ampliação do ciclo de pagamentos e recebimentos.

  • Taxas de juros acessíveis: comparado a outras linhas de crédito, o desconto de duplicatas geralmente oferece taxas mais vantajosas, já que a instituição financeira tem mais segurança sobre o recebimento daquele valor.

Cuidados importantes ao contratar o serviço

Apesar de todos os benefícios, esta solução financeira, como qualquer outra, exige cuidado ao ser administrada. Como está atrelada a receitas de venda já registradas, é importante que a pessoa responsável pela gestão do negócio tenha um controle rigoroso de seu faturamento, entradas e prazos de pagamento para que não desorganize seu fluxo de caixa.

Para manter um controle mais assertivo sobre suas receitas, o diretor da Rede Itaú, Angelo Russomanno, sugere que empreendedores e empreendedoras façam continuamente um mapeamento do fluxo de recebimentos e pagamentos, analisem a composição de preços e incluam custos fixos e variáveis em margens de lucro.

Considerando isso, a solução de Desconto de Duplicatas do Itaú Empresas conta com um ambiente no qual é possível acompanhar todos os títulos antecipados pelo banco a qualquer hora, pelo aplicativo.

Como o Itaú pode auxiliar sua empresa

O Itaú Empresas é líder nesta modalidade em território nacional e se destaca por oferecer um processo de desconto de duplicatas descomplicado e digital. As vantagens incluem:

  • Melhores taxas do mercado: o Desconto de Recebíveis existe para servir como uma solução para seu negócio, por isso o Itaú Empresas oferece aos seus correntistas os melhores juros.

  • Simplicidade no processo: contratação 100% digital, com apenas alguns cliques, e a garantia de uma gestão financeira facilitada, sem complicações adicionais.

  • Suporte dedicado: sempre disponível para tirar dúvidas e orientar sobre a melhor forma de utilizar essa solução.

  • Simulação pelo app: você pode visualizar agora mesmo qual a taxa de juros a ser cobrada por operação de forma simples, no Itaú Empresas na Internet ou no APP Itaú Empresas.

Cancelamento sem burocracia: no Itaú Empresas, não é problema se, logo após a contratação, a pessoa titular da conta desistir da operação de desconto. Neste caso, é só solicitar o cancelamento que ele será feito sem nenhuma cobrança a mais e com o estorno das tarifas no mesmo dia da contratação.

O desconto de duplicatas pode ser o apoio que sua empresa precisa para melhorar o fluxo de caixa e investir no crescimento. Achou que pode ser útil ao seu negócio? Descubra como correntistas Itaú Empresas podem contratar o serviço e alcançar seus objetivos financeiros com esta e mais soluções inteligentes e personalizadas.