Itaú Blog

6 tipos de despesas que o empreendedor digital precisa calcular

Foto do Autor

Itaú Empresas

• 7 minutos de leitura

Mulher apoiada em uma mesa pesquisando no notebook quais os tipos de despesas o empreendedor digital precisa calcular
Mulher apoiada em uma mesa pesquisando no notebook quais os tipos de despesas o empreendedor digital precisa calcular

Muitas inovações têm surgido nos últimos anos: o incentivo para investir em sustentabilidade, necessidade de trazer políticas de inclusão e diversidade, além de foco na experiência do cliente são apenas alguns dos pontos. Mas um tem se destacado com forte impacto: a digitalização das empresas.

Com a transformação digital, vemos cada vez mais o surgimento de novos empreendedores digitais. É o seu caso? Então, é importante você saber mais sobre esses conceitos. Um deles é sobre os tipos de despesas.

Preparamos um conteúdo completo para ajudar você nessa jornada. Vamos juntos? Confira!

Quais são os tipos de despesas?

Um dos pontos fundamentais para conseguir manter uma gestão financeira de qualidade e gerar um business plan consistente, é saber como classificar suas contas no dia a dia. Veja a seguir 6 tipos de despesas que o seu empreendimento digital pode ter.

1. Despesas fixas

São aquelas que têm o mesmo valor sempre. Por serem previsíveis e recorrentes, você consegue saber de antemão com quanto arcará mensalmente.

2. Despesas variáveis

São aquelas que podem variar de acordo com as atividades da empresa e que é possível ter uma média, mas não há muita certeza, de fato, se os valores estimados serão maiores ou menores.

3. Despesas regulares

Trata-se das despesas que já são esperadas todos os meses para o seu negócio e, assim, são recorrentes — ainda que possam não ser fixas, como é o caso das contas de água e luz.

4. Despesas extraordinárias

Aqui, temos as contas que não eram esperadas pelo negócio e são pontuais, ou seja, ocorrem uma única vez, por exemplo, se você precisa resolver um problema judicial e vai contratar um escritório de advocacia, isso é uma despesa extraordinária.

5. Despesas administrativas

Estão ligadas à parte de administração do seu empreendimento, ou seja, não são, necessariamente, docore business. É o caso, por exemplo, de contratação de softwares de gestão, equipes para lidar com questões de gestão interna, entre outros pontos.

6. Despesas operacionais

Tratam-se das despesas ligadas diretamente com a atividade principal do seu negócio, por exemplo, se o seu empreendimento trabalha com a revenda de produtos eletrônicos, a aquisição dos itens com os fornecedores é categorizada como despesa operacional.

Como calcular despesas fixas e variáveis?

Calcular despesas fixas e variáveis é fundamental para que você possa fazer uma melhor gestão da sua empresa. Isso é importante, principalmente, se você está começando o seu negócio, já que problemas aqui podem levar, até mesmo, à falência precoce do negócio.

Um modo de manter o controle no cálculo de despesas fixas e variáveis, inclusive, como forma de comparação entre os diferentes meses e ter uma melhor gestão orçamentária é por meio de uma planilha de despesas.

Contudo, para que funcione, é essencial manter a disciplina em seu preenchimento. Então, não deixe de atualizar, ok? Nesse caso, pode ser interessante programar um horário no dia ou na semana para isso.

Outra forma é utilizar uma plataforma ERP. Para além das questões de gestão financeira, ela também pode ser integrada com os sistemas bancários e garantir o pagamento automatizado das contas. Assim, o cálculo é feito de maneira otimizada e você tem as despesas calculadas em tempo real.

O que são as despesas fixas?

Para evitar qualquer tipo de dúvida sobre essa questão, é importante compreender quais despesas podem ser classificadas como fixas. Vamos entender mais a seguir.

Aqui, você vai encontrar, por exemplo, alguns tipos de despesas que já listamos. Isso acontece porque um mesmo custo pode ser classificado de várias formas. Mas vamos entender melhor nos próximos pontos.

Despesas de pessoal

O primeiro tipo de despesa fixa está relacionado com o orçamento para contratação e manutenção de colaboradores. Ela é previsível e programável, já que você sabe os valores que pagará de salários e encargos trabalhistas.

Despesas de capital

As despesas de capital são aquelas necessárias para a produção de novos bens ou serviços que são realizados pelo seu negócio. Logo, é quanto você investe para obter o produto, vendê-lo e garantir lucro.

Orçamento para marketing

Essa é uma despesa fixa também, que você define um valor para investir em marketing e para pagar os times que trabalharão com as melhores estratégias para impulsionar o seu negócio.

Nesse sentido, você pode definir um valor fixo por mês a ser pago para criar uma estratégia de jornada do herói, por exemplo, para seu negócio gerar maior empatia e afinidade com seu potencial cliente.

O que são as despesas variáveis?

As despesas variáveis são aquelas que não têm um valor fixo, portanto, não são necessariamente previsíveis. Mas elas podem ser tanto recorrentes quanto pontuais em seu negócio. Confira as principais despesas que seu empreendimento digital pode precisar.

Contas de infraestrutura

Uma das despesas variáveis que são quase obrigatórias em seu negócio são as contas de infraestrutura, que variam de acordo com o consumo naquele período, mas são recorrentes, ou seja, acontecem todos os meses. Entre elas temos:

  • conta de luz;
  • conta de água;
  • consumo de serviços decloud computing— você pode ter necessidade de escalar os recursos em determinado período.

Despesas operacionais

Muitas vezes, as despesas operacionais são variáveis, pois os valores dependem de uma série de fatores que podem modificar mês a mês. Assim, em um período sazonal, por exemplo, no qual ocorreu um aumento exponencial nas vendas, você pode precisar realizar uma reposição de estoque maior, gerando mais despesa.

Despesas extraordinárias

Outro tipo de despesa variável são as classificadas como extraordinárias. Nesse caso, estamos falando daquelas que são pontuais, inesperadas ou, então, que estão presentes em um momento muito específico do seu negócio.

Aqui, podemos citar as despesas iniciais de abertura do negócio, como:

  • contratação do serviço de certificado digital;
  • registro do nome da empresa;
  • criação do site e hospedagem.

Comissões de vendas

Se o seu empreendimento digital trabalha com pagamento de comissões por vendas, os valores a serem pagos são variáveis, pois dependem de como os times vão conseguir potencializar as vendas no dia a dia.

Contudo, como está vinculado às vendas, à medida que aumenta o montante a ser pago, a entrada no fluxo de caixa também passa por esse movimento, equilibrando essa questão.

Vale lembrar, também, que despesas e custos não são sinônimos. Custos são aqueles relacionados com a atividade-fim do seu empreendimento digital, enquanto as despesas estão relacionadas com a administração do negócio.

Conhecer mais sobre essas questões ajuda você a ter melhores resultados no dia a dia. Quer mais dicas como a que trouxemos aqui?

Então, cadastre-se na plataforma do Itaú e tenha acesso a mais conteúdos como este!  

Vale a indicação: Já pensou em ter uma conta empresarial completa e com diversas soluções para ajudar na gestão da sua empresa? Confira os benefícios da conta PJ do Itaú Empresas.