Cliente do futuro: Sua empresa está preparada?

Sua empresa está preparada para atrair, atender e reter o consumidor do futuro?

Por Itaú Empresas

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O mundo está em constante transformação. Pense em como você fazia suas compras há apenas 5 anos e hoje e entenderá como muita coisa mudou em tão pouco tempo. Seus clientes também passaram por muitas mudanças. E a tendência é que isso acelere cada vez mais.

Por isso, é importante estar de olho já no que virá em diante, ou seja, conhecer os consumidores do futuro. Com isso, você consegue fazer as mudanças internas para atender essa demanda e sair a frente para proporcionar uma melhor experiência do cliente.

Isso porque essa nova geração passará a ser mediadora do mercado e é importante identificar como atrair sua atenção. Confira a seguir quem são eles, suas características e vamos trazer as principais dicas para atrair a atenção deles. Confira a seguir e tire suas dúvidas.

Quem são os consumidores do futuro?

Os consumidores do futuro são aqueles chamados, também, de consumidores 5.0 (uma alusão a uma nova geração de pessoas que estão entrando no mercado consumidor no momento).

Quais suas características?

Para entender os padrões de comportamento e hábitos de compra, é importante conhecer as principais características desse público. Isso ajudará a orientar as principais estratégias, principalmente, aquelas personalizadas para o seu negócio.

Uma primeira característica importante de ressaltar é que esses novos consumidores são a primeira geração de nativos digitais, ou seja, eles não conhecem o mundo pré-internet popularizada e com a possibilidade de uso diário e constante.

Eles, portanto, estão imersos nesses ambientes e utilizam a internet com maior naturalidade no seu dia a dia. E isso impacta em algumas ações importantes, por exemplo, na hora de fazer suas escolhas de produtos.

São pessoas que tendem a focar em empresas que ofereçam melhor experiência em todas as etapas do processo, desde a prospecção, atendimento, até o momento da entrega e, também, não querem esperar muito tempo para resolução de problemas.

Outra característica importante é que são consumidores mais engajados do que os da atual geração e também são orientados cada vez mais pelos seus princípios e missões. Por isso, buscam marcas que estejam mais alinhadas com seus propósitos e tendem a se afastar daquelas que não atendam a essas questões.

Ainda podemos listar:

  • eles priorizam relações de transparência com as empresas;
  • possuem hábitos comunitários de compra (ou seja, tendem a comprar aquilo que sua rede próxima também está comprando);
  • precisam se sentir compreendidos pelas empresas com quem buscam contato para compra;
  • querem personalização nos processos desde o início do atendimento até o pós-compra.

Como se preparar para atender a essa demanda?

Ok, agora que você conhece o perfil dos seus clientes, é hora de começar a mudar as ações internas para proporcionar maior chance de encantamento e conseguir sair na frente no mercado. Afinal, você não quer que o negócio caia no ostracismo, não é mesmo?

Confira algumas dicas importantes para conseguir atender essa demanda e aproveite para começar a adotá-las em seu negócio.

Centre suas ações no cliente

Se a sua empresa ainda não é orientada para customer centric, é hora de fazer essa adaptação quanto antes. Isso porque se as atuais gerações optam por negócios que coloquem eles no centro dos processos, as novas priorizam ainda mais.

Essa é uma estratégia que proporciona um planejamento estratégico orientado a proporcionar uma melhor experiência do cliente, o que contribui para uma maior fidelização, entre outros pontos positivos.

Foque na experiência do cliente

Outro ponto importante é ter um customer experience de excelência. Em um momento no qual o consumidor está cada vez mais focado em buscar negócios que não falhem com ele no dia a dia, é fundamental que você ofereça algo que o surpreenda, encante-o e proporcione fidelização a longo prazo.

Dentro desse contexto, é importante oferecer oportunidade de personalizações no dia a dia, aproximando o cliente de uma experiência única e incrível.

Aja com transparência

Como falamos, o critério de transparência é algo que os consumidores do futuro almejam para se relacionar com as empresas. Isso significa, até mesmo, que a empresa reconheça suas limitações, consiga expor quais são as formas de produção e valores do seu negócio e, também, serem honestos em casos de crise.

Hoje vemos, justamente, os efeitos nas redes sociais de quando uma empresa não age com transparência em cenários delicados. Por isso, é importante repensar a comunicação nesses momentos, para evitar que um problema deste tipo piore e consiga produzir um melhor acolhimento e resolução de problemas.

Além disso, a transparência passa por deixar claro sobre os modos de produção, para que seus clientes identifiquem se há alinhamento com seus princípios. Por exemplo, se a sua empresa prioriza sustentabilidade, é importante que isso esteja presente nas comunicações com o consumidor, para que ele se sinta mais conectados com seu negócio.

Quais as tendências para o cliente do futuro?

Mas afinal, o que virá para o futuro no que diz respeito aos cuidados com esses consumidores? Confira a seguir algumas tendências e que você não poderá deixar de olhar para elas.

  • uso da Internet das Coisas e outras tendências tecnológicas para promover uma melhor experiência e inovação para seu público;
  • uso da economia comportamental para conseguir entender como as pessoas tomam decisões e conseguir atrair atenção delas;
  • priorizar a sustentabilidade, diante da maior conscientização do público sobre a necessidade de consumo consciente;
  • atender de forma empática o seu cliente, principalmente em contextos de dúvidas e cenários de crise;
  • proporcionar o atendimento humanizado, personalizado e focado para solucionar questões e encantar o cliente.

O consumidor do futuro está chegando com força no mercado e, por isso, é importante que você comece a se preparar quanto antes para atender essas demandas no dia a dia e consiga estar mais alinhado com as tendências que estão por vir.

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