Entenda como o posicionamento de marca pode impulsionar sua empresa

Entenda como um bom posicionamento de marca pode impulsionar sua empresa

Por Itaú Empresas

7 minutos de leitura
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Sabia que investir em um bom posicionamento da marca pode contribuir — e muito — para o crescimento do seu negócio? Por meio dessa estratégia, você consegue fortalecer a percepção que seu público tem da sua empresa e, assim, tornar-se relevante nas decisões de compra do cliente. Mas o que fazer para atingir esse objetivo?

Neste artigo, você vai entender melhor o que é posicionamento de marca, como essa ideia pode fazer a diferença para o seu negócio e como aplicar a estratégia na prática!

O que é posicionamento de marca?

Posicionamento de marca é a forma como seu negócio é lembrado pelos seus clientes. É como se fosse um lugar que sua marca ocupa na mente do público. Então, quando a empresa tem um bom posicionamento, ela é vista pelas pessoas como confiável, única e positiva.

Isso é bem simples de entender quando a gente lembra que, em nossa mente, existem diversas marcas encaradas como vantajosas e referências no segmento em que atuam. Por exemplo, quais empresas vêm à sua mente quando falamos de produtos como sorvete, refrigerante, perfumes ou smartphones?

Normalmente, temos nomes de marcas que são expressivas em seu mercado. Isso acontece porque elas trabalharam bem o seu posicionamento em suas estratégias de branding e passaram a ocupar um lugar privilegiado na preferência do público, ganhando vantagem frente aos concorrentes.

Vale a indicação: Confira o que é branding, seus benefícios e como aplicar no seu negócio.

Para que serve o posicionamento de marca?

Independentemente do nicho de mercado e do tamanho do negócio em que você atua, o posicionamento de marca serve para auxiliar as empresas no seu crescimento. Mesmo que você seja um pequeno empreendedor que atende um público mais restrito, trabalhar o posicionamento da sua marca pode ajudar seu negócio a se tornar referência dentro da sua comunidade.

Aliás, pense no número de empresas que atuam na sua localidade e quantas delas são sempre recomendadas e lembradas pela qualidade e bom atendimento. Pode ser uma padaria, uma pizzaria ou uma papelaria.

Um nome forte pode fazer toda a diferença nas vendas, porque o empreendedor se beneficia do grande potencial da divulgação orgânica do negócio, aquela indicação boca a boca, sabe?

Quais os benefícios de um bom posicionamento de marca?

Investir em um bom posicionamento de marca pode representar um grande avanço para o seu negócio. Podemos resumir nos seguintes ganhos:

  • Vendas contínuas: quando a marca é referência no mercado, é possível ter previsibilidade nas vendas, uma vez que antigos clientes se tornam fiéis e fica mais fácil atrair novos;
  • Maior reconhecimento e visibilidade da marca: exatamente pela força que o negócio tem na mente do público, você será naturalmente recomendado pelas pessoas;
  • Autoridade no mercado: um bom posicionamento torna a marca forte e, em muitos casos, vira sinônimo de qualidade do produto ou do serviço que fornece;
  • Credibilidade:marcas bem posicionadas são vistas como confiáveis.

Quais os tipos de posicionamento de marca?

Para começar a entender como investir no posicionamento de marca, é importante esclarecer que nem toda estratégia é igual. Um negócio pode ter um nome forte com base em atrativos específicos.

Com base nos preços

Aqui, a ideia é competir pelos preços baixos. Muitos clientes estão dispostos a ir longe para pagar mais barato em bons produtos. Esse diferencial pode estar atrelado a algumas vantagens específicas, como o que ocorre no atacado ou na compra de combos.

Com base na diferenciação competitiva

Nesse caso, as marcas investem em aspectos tanto de rótulos e serviços, quanto no modelo de negócios, que possa diferenciá-las da concorrência. Muitas campanhas de marketing utilizam frases de efeito para destacar a superioridade da marca ou criar exclusividade.

Um exemplo clássico é a frase “A cerveja que desce redondo”, que se popularizou no final dos anos 90 e é lembrada até hoje. A marca da bebida criou uma diferenciação em relação aos concorrentes, destacando a experiência prazerosa e suave de consumir o produto.

Com base no benefício oferecido

Outra forma é focar nos resultados de consumir o produto ou serviço. Esses benefícios podem ser o efeito do item, como é o caso de remédios, suplementos ou alimentos, ou podem estar relacionados à sensação e experiência de consumo.

Um exemplo bastante conhecido é o “Red Bull te dá asas”, pois é um energético que pode aumentar a concentração, energia e disposição. Desse jeito, a marca dá um destaque maior aos impactos de consumir o produto, aliado a pequenas animações cômicas divulgadas na mídia.

Quais as melhores estratégias para um bom posicionamento de marca?

O posicionamento da marca dificilmente ocorre por acaso. É preciso um bom planejamento para garantir bons resultados. Por isso, vamos compartilhar algumas dicas.

Faça uma análise do seu próprio negócio

Para entender como trabalhar a marca da sua empresa, comece por uma reflexão:

  • Quem são as pessoas do meu negócio, ou seja, a quem devo direcionar as minhas campanhas?
  • O que diferencia meu produto da concorrência?
  • Em que assunto sou especialista?
  • Que problema meu produto resolve?
  • De que forma quero que minha marca seja lembrada?

As respostas para essas perguntas podem ajudar você a gerar insights ao planejar seu posicionamento de marca. Essa é uma visão geral dos pontos mais específicos que você deve analisar a seguir.

Descubra quem é seu público-alvo ideal

Você não terá um impacto significativo na mente do seu público se não souber quem são eles. Que tal descobrir qual o perfil desses clientes? Uma forma de fazer isso é analisar os dados das vendas que você já fez:

  • Que tipos de clientes procuraram seus serviços e produtos?
  • Qual a faixa etária mais usual?
  • Onde moram?
  • Qual sua formação?

Certifique-se sobre o seu diferencial

Com as informações que descobriu sobre o seu perfil de cliente, você poderá entender qual a relação dessas pessoas com seus produtos, ou seja, o que atrai esses clientes para sua marca. Com esse entendimento, você pode fortalecer os aspectos em que seu negócio já tem vantagem.

Esse potencial é exatamente onde sua marca vai se posicionar na mente do público, seja pelo preço, seja por qualquer outro diferencial competitivo atraente.

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Seja autêntico

Em sua estratégia de branding para posicionar sua marca, nunca se esqueça de que seu negócio precisa ser reconhecido pelos seus valores. Isso vai ser essencial para manter o foco e gerar credibilidade aos olhos do consumidor.

Durante todas as ações, lembre-se de que fazer ajustes sempre será necessário. O trabalho de posicionamento de marca leva tempo e envolve pesquisa, planejamento e um conhecimento profundo sobre o próprio negócio. Mas os resultados são surpreendentes e consistentes.

Siga as dicas deste conteúdo e use as estratégias para melhorar o seu posicionamento de marca sem dificuldades. Lembre-se que oItaú Empresastem produtos e serviços ideais para o seu negócio, independente do momento.