O que é marketing de influência e como sua empresa pode se beneficiar

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Itaú Empresas

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mulher em frente a um celular gravando conteúdos

Quantos posts com as famosas “publis” você viu hoje? Quando usamos regularmente as redes sociais, provavelmente acompanhamos diversos deles. Isso acontece porque o marketing de influência é uma das grandes tendências do momento.


Com forte crescimento e proporcionando bons resultados para os negócios, ele estabelece um maior contato com o seu público-alvo. Apostar nessa tendência poderá ser um grande diferencial para sua empresa.


Confira, a seguir, tudo que você precisa saber sobre o assunto e entenda melhor como o marketing de influência pode colocar seu negócio à frente dos concorrentes.

O que é marketing de influência?

Marketing de influência é uma estratégia de divulgação que prioriza ações em parceria com produtores de conteúdo que apresentam um nível de confiança com um perfil de público semelhante ao do seu público-alvo (ou seja, os famososinfluencersdigitais).


A partir disso, é possível estabelecer uma melhor relação entre seu negócio e o público por meio da influência do produtor de conteúdo, o que potencializa suasestratégias de marketing digital. Com isso, você aumenta as chances deconquistar o consumidor moderno.

Qual sua importância para o empreendedor?

O marketing de influência é uma das grandes tendências do momento, justamente devido ao crescimento da indústria criativa digital. Com o aumento no número de produtores de conteúdo, temos uma maior quantidade de influencers que geram informações relevantes para sua audiência, conquistando sua reputação, carinho e permitindo que essas pessoas influenciem a decisão dos seguidores sobre algumas questões.


Por exemplo, quando um influenciador divulga em suasredes sociaisquais são os produtos que ele usa no dia a dia, seus seguidores tendem a confiar na opinião da pessoa e passam a correr atrás daqueles itens. Para o empreendedor, pode ser uma ótima forma de constituir uma boa reputação no mercado.


Além disso, é uma estratégia importante para quem está começando. Isso porque não é preciso um grande orçamento, a depender do acordo que você definir com a pessoa. Muitos nichos têm influenciadores que poderão cobrar um valor acessível para a ação ou, então, que trabalhem com permuta. Com isso, você consegue ampliar o leque de estratégias sem comprometer o seu orçamento, garantindo asustentabilidade financeira do seu negócio.

Quais são suas principais vantagens?

O marketing de influência pode abrir muitas portas para o seu negócio e proporcionar inúmeros benefícios. Confira os principais, a seguir.

Acessibilidade

Essa é uma estratégia acessível para empreendedores nos mais diferentes níveis: desde aqueles que vêm entrando no mercado agora até os que já têm um orçamento mais consolidado e robusto para suas ações.

Isso porque há influenciadores de diferentes nichos, que trabalham com formas diversificadas de negociação. Você pode pesquisar quais se alinham mais com suas possibilidades e estratégias, trabalhando de acordo com a realidade do seu negócio.

Resultados

Quando você aposta em estratégias que envolvam os influenciadores que mais dialogam com o seu público-alvo, é possível potencializar resultados no seu dia a dia. Alguns influenciadores já têm relação direta com o seu nicho e, portanto, não é preciso fazer esforço adicional para testar e encontrar aqueles que poderiam ter interesse em sua marca.

Com isso, você consegue resultados eficientes com menos gastos e esforços, chegando mais facilmente ao seu target. E, claro, aliado também aos demais benefícios, gera resultados ainda mais expressivos.

Confiança

Os influenciadores digitais ganham esse nome, justamente, por terem uma relação de confiança com seus seguidores. Com isso, eles costumam ajudar a influenciar o poder de decisão dessas pessoas, que tendem a comprar produtos ou contratar serviços recomendados por eles.

Por exemplo, uma influenciadora de maquiagem tem a confiança das seguidoras para indicar as marcas com o melhor benefício, que proporcionam um acabamento impecável para a make. Quando uma marca trabalha o marketing de influência, permite que os seguidores que confiam na pessoa sintam-se confortáveis para conhecer sua marca e encantarem-se com ela.

Geração de valor

A sua estratégia com o marketing de influência pode ser para proporcionar valor para seu público, o que melhora a percepção dele em relação ao seu negócio.

Quer ver um exemplo? Vamos supor que a sua empresa produza um gadget novo no mercado, que pode auxiliar a persona a resolver uma dor dela no dia a dia. A estratégia com o influenciador pode ser, justamente, apresentar como isso pode ser benéfico para a rotina dela e tirar as dúvidas de como utilizar o dispositivo.

Isso gera valor para o potencial cliente, que terá um novo conhecimento de algo que pode ajudá-lo na rotina. Há diversas possibilidades de trabalhar essa questão no seu dia a dia. Então, fique atento às principais dores da sua persona.

Potencializa sua estratégia de conteúdo

O marketing de influência abre brechas para que você possa potencializar ainda mais suas estratégias de conteúdo, garantindo maior versatilidade e captando a atenção do seu público. Por exemplo, uma parceria com um ídolo do seu target pode proporcionar encantamento para eles, além de ajudar a preencher alguma lacuna que esteja presente no seu calendário editorial.

Por exemplo, você pode aproveitar uma data comemorativa para fazer uma ação de parceria com alguém que gere valor para seu público-alvo. Isso desperta a curiosidade do seu público e garante melhores resultados para suas ações de comunicação.

Como colocar o marketing de influência em prática?

Para obter todos os benefícios que você acompanhou ao longo deste texto, é importante que as estratégias de marketing de influência sejam bem traçadas. Para isso, acompanhe, a seguir, algumas dicas para colocá-lo em prática da melhor forma possível:


● primeiramente, defina um objetivo claro para sua ação, para que seja possível mensurá-lo ao final, para identificar os resultados;

● faça um mapeamento de influenciadores dentro do seu nicho de atuação;

● analise o comportamento dos seus seguidores e de que forma eles engajam o conteúdo desses influenciadores;

● estude o comprometimento dos influenciadores selecionados nos trabalhos de posts publicitários;

● estabeleça um diálogo aberto com os influenciadores, explicando seus objetivos, quais são os destaques do produto e, principalmente, evidencie quais são as vantagens para ambos os lados com a estratégia;

● estabeleça métricas para análise dos resultados e verifique se a ação teve, de fato, o sucesso esperado.


O marketing de influência pode ser um grande aliado, em conjunto com outras estratégias, para divulgação da sua empresa, consolidação da imagem no mercado, aumentar o brand awareness,alavancar vendas, entre outros. Por isso, considere, sim, trazê-lo para suas rotinas, além de trabalhá-lo junto a outras possibilidades.

O marketing de influência está intimamente ligado com outra estratégia fundamental para seu negócio: o marketing de conteúdo. Descubra como utilizá-lo a favor do seu negócio e tire suas dúvidas sobre o assunto.