Itaú Blog

Dia do Consumidor: você está aproveitando ao máximo essa oportunidade de vendas?

Confira as principais dicas para aumentar suas vendas no Dia do Consumidor 2024, encantar clientes e impulsionar seu comércio.

Foto do Autor

Itaú Empresas

• 4min minutos de leitura

Criado como um marco para promover reflexão e conscientização sobre os direitos de quem consome produtos e serviços, o Dia do Consumidor tem ganhado cada vez mais relevância, especialmente no setor do varejo, com lojas e serviços aproveitando a ocasião para oferecer descontos e promoções e atraindo a atenção para seus negócios.

A data, comemorada no dia 15 de março e já comumente desdobrada em uma "Semana do Consumidor" pelo comércio, vem mostrando que pode render estratégias de venda de sucesso. Apenas no e-commerce, um levantamento realizado pela Nuvemshop mostrou que pequenas e médias empresas faturaram 31% a mais com vendas e ações promocionais neste período, em 2023. Foram R$37,4 milhões alcançados por esses lojistas de 12 a 15 de março, superando o valor de R$28,5 milhões obtido entre esses dias em 2022.

Para 2024, as expectativas são ainda melhores, já que o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) projetou crescimento nominal de 6% para vendas no primeiro trimestre e, dentro dessas previsões, o mês de março é o que apresenta as maiores altas. Um terreno fértil para lideranças trabalharem em uma data que, apesar de todo esse sucesso, ainda é subutilizada no mercado brasileiro como um todo — ou seja, conta com menos concorrência do que o calendário mais "clássico" do varejo.

Por que o Dia do Consumidor é uma ótima oportunidade para seu comércio

Mesmo com o apelido recebido e com a crescente adesão de comerciantes, impactados pela potência da data e de seus desdobramentos — como semana, quinzena ou mês inteiro dedicado a quem compra — o Dia do Consumidor ainda está longe de chegar ao nível de engajamento da Black Friday.

Esse evento comercial originado nos Estados Unidos se tornou um verdadeiro fenômeno no Brasil, onde teve sua primeira edição em 2010 e é uma sazonalidade já esperada pela imensa maioria das empresas varejistas no segundo semestre.

Mas, ao contrário da disputa acirrada pela atenção dos consumidores, das promoções agressivas e da enxurrada de ofertas que caracterizam a Black Friday, o Dia do Consumidor traz um cenário diferente, onde há menos concorrência e o potencial de atrair uma atenção mais focada do público.

Menos concorrência, mais atenção

Menos empresas investindo em campanhas significam mais espaço e visibilidade para as que decidem apostar nesse dia. Isso permite um planejamento de ofertas mais estratégico e personalizado, aumentando as chances de capturar o interesse do consumidor.

Calendário favorável

Além da menor concorrência, o Dia do Consumidor pode ser uma excelente maneira de impulsionar as vendas em um período tradicionalmente mais lento para o varejo, após o pico de final de ano. Além disso, é uma oportunidade de limpar estoques e preparar-se para as coleções de novas temporadas.

Retenção do público

Uma outra vantagem é que esta data se trata, afinal, de uma celebração do cliente. E isso permite que lideranças de comércios trabalhem variados tipos de promoção e ações para retenção de consumidores fiéis, indo ao encontro de tendências de consumo em alta como a do engajamento do cliente por meio de uma experiência de compra marcante.

Como se preparar para o Dia do Consumidor 2024

Se você não se preparou ainda para esta grande oportunidade de vendas, faça um planejamento que permita que tire o máximo proveito desta data. Ainda há tempo de desenvolver campanhas para obter sucesso no Dia do Consumidor. O importante é não deixar de fazer uma boa análise prévia: entender o perfil do seu público e o histórico de vendas pode ajudar a definir quais produtos promover e qual abordagem de marketing utilizar.

Planejamento e estoque: o sucesso da estratégia para o Dia do Consumidor depende em grande parte de um planejamento cuidadoso de estoque e dos descontos que serão oferecidos. Por isso, tecnologias de gestão financeira e empresarial podem auxiliar, possibilitando o acesso rápido e fácil aos dados sobre vendas que permitirão decisões mais embasadas.

Estenda a oportunidade: como o Dia do Consumidor no varejo oferece a flexibilidade de  estender as ofertas e ações para além das 24 horas do dia 15 de março, é possível adaptar a campanha que será realizada às suas metas, alinhando os objetivos a serem alcançados à sua capacidade do estoque, estrutura e pessoal.

5 estratégias para ter mais sucesso no Dia do Consumidor:

1 - Personalize as ofertas: utilize dados de compras anteriores para segmentar sua audiência e oferecer promoções personalizadas. Isso aumenta a relevância das suas ofertas e a probabilidade de conversão.

2 - Fortaleça a presença digital: investir em campanhas de marketing digital nos canais preferidos de seu público-alvo pode ampliar significativamente o alcance de suas promoções do Dia do Consumidor. Considere usar anúncios direcionados a seu público em seu site e trabalhe as redes sociais para destacar suas ofertas.

3 - Promova a experiência de compra: além de descontos, ofereça uma experiência de compra diferenciada. Isso vai desde um atendimento impecável até serviços e ações extras para o consumidor, como o oferecimento de brindes ou de frete grátis para compras realizadas no Dia do Consumidor.

4 - Utilize a automação comercial a seu favor: desde sistemas de ponto de venda até soluções integradas que gerenciam várias áreas do negócio, a automação comercial pode ser um ótimo facilitador para as pessoas que comandam negócios no varejo. Isso porque essas soluções, como as oferecidas pelo Conexão Itaú, permitem uma gestão otimizada e podem auxiliar no controle de estoque até na personalização de descontos para os clientes com base em seu histórico de compras.

5 - Pós-venda e fidelização: aproveite o contato pós-venda para agradecer o consumidor e oferecer cupons para futuras compras. Isso ajuda a construir uma relação duradoura e incentiva o retorno do cliente.

Por fim, entenda que, com uma abordagem estratégica, é possível transformar essa data em um evento de vendas lucrativo e memorável para sua marca, além de uma excelente oportunidade para reforçar o relacionamento com seus clientes.