Entenda como o posicionamento de marca pode impulsionar sua empresa

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Itaú Empresas

• 10 minutos de leitura

Sabia que investir em um bom posicionamento da marca pode contribuir — e muito — para o crescimento do seu negócio? Por meio dessa estratégia, você consegue fortalecer a percepção que seu público tem da sua empresa e, assim, tornar-se relevante nas decisões de compra do cliente. Mas o que fazer para atingir esse objetivo?

Neste artigo, você vai entender melhor o que é posicionamento de marca, como essa ideia pode fazer a diferença para o seu negócio e como aplicar na prática!

O que é posicionamento de marca?

Posicionamento de marca é a forma como seu negócio é lembrado pelos seus clientes. É como se fosse um lugar que sua marca ocupa na mente do público. Então, quando a empresa tem um bom posicionamento, ela é vista pelas pessoas como confiável, única e positiva.

Isso é bem simples de entender quando a gente lembra que, em nossa mente, existem diversas marcas encaradas como vantajosas e referências no segmento em que atuam. Por exemplo, quais empresas vêm à sua mente quando falamos de produtos como sorvete, refrigerante, perfumes ou smartphones?

Normalmente, temos nomes de marcas que são expressivas em seu mercado. Isso acontece porque elas trabalharam bem o seu posicionamento em suas estratégias de branding e passaram a ocupar um lugar privilegiado na preferência do público, ganhando vantagem frente aos concorrentes.

Para que serve?

Independentemente do nicho de mercado e do tamanho do negócio em que você atua, o posicionamento de marca serve para auxiliar as empresas no seu crescimento. Mesmo que você seja um pequeno empreendedor que atende um público mais restrito, trabalhar o posicionamento da sua marca pode ajudar seu negócio a se tornar referência dentro da sua comunidade.

Aliás, pense no número de empresas que atuam na sua localidade e quantas delas são sempre recomendadas e lembradas pela qualidade e bom atendimento. Pode ser uma padaria, uma pizzaria ou uma papelaria.

Um nome forte pode fazer toda a diferença nas vendas, porque o empreendedor se beneficia do grande potencial da divulgação orgânica do negócio, aquela indicação boca a boca, sabe?

Quais os benefícios de um bom posicionamento de marca?

Investir em um bom posicionamento de marca pode representar um grande avanço para o seu negócio. Podemos resumir nos seguintes ganhos:

  • vendas contínuas: quando a marca é referência no mercado, é possível ter previsibilidade nas vendas, uma vez que antigos clientes se tornam fiéis e fica mais fácil atrair novos;
  • maior reconhecimento e visibilidade da marca: exatamente pela força que o negócio tem na mente do público, você será naturalmente recomendado pelas pessoas;
  • autoridade no mercado: um bom posicionamento torna a marca forte e, em muitos casos, vira sinônimo de qualidade do produto ou do serviço que fornece;
  • credibilidade: marcas bem posicionadas são vistas como confiáveis.

Quais os tipos de posicionamento de marca?

Para começar a entender como investir no posicionamento de marca, é importante esclarecer que nem toda estratégia é igual. Um negócio pode ter um nome forte com base em atrativos específicos.

Com base no preço

Aqui, a ideia é competir pelos preços baixos. Muitos clientes estão dispostos a ir longe para pagar mais barato em bons produtos. Esse diferencial pode estar atrelado a algumas vantagens específicas, como o que ocorre no atacado ou na compra de combos.

Com base na diferenciação competitiva

Nesse caso, as marcas investem em aspectos tanto de rótulos e serviços, quanto no modelo de negócios, que possa diferenciá-las da concorrência. Muitas campanhas de marketing utilizam frases de efeito para destacar a superioridade da marca ou criar exclusividade.

Um exemplo clássico é a frase “A cerveja que desce redondo”, que se popularizou no final dos anos 90 e é lembrada até hoje. A marca da bebida criou uma diferenciação em relação aos concorrentes, destacando a experiência prazerosa e suave de consumir o produto.

Com base no benefício oferecido

Outra forma é focar nos resultados de consumir o produto ou serviço. Esses benefícios podem ser o efeito do item, como é o caso de remédios, suplementos ou alimentos, ou podem estar relacionados à sensação e experiência de consumo.

Um exemplo bastante conhecido é o “Red Bull te dá asas”, pois é um energético que pode aumentar a concentração, energia e disposição. Desse jeito, a marca dá um destaque maior aos impactos de consumir o produto, aliado a pequenas animações cômicas divulgadas na mídia.

Quais as melhores estratégias?

O posicionamento da marca dificilmente ocorre por acaso. É preciso um bom planejamento para garantir bons resultados. Por isso, vamos compartilhar algumas dicas.

Faça uma análise do seu próprio negócio

Para entender como trabalhar a marca da sua empresa, comece por uma reflexão:

  • Quem são as pessoas do meu negócio, ou seja, a quem devo direcionar as minhas campanhas?
  • O que diferencia meu produto da concorrência?
  • Em que assunto sou especialista?
  • Que problema meu produto resolve?
  • De que forma quero que minha marca seja lembrada?

As respostas para essas perguntas podem ajudar você a gerar insights ao planejar seu posicionamento de marca. Essa é uma visão geral dos pontos mais específicos que você deve analisar a seguir.

Descubra quem é seu público-alvo ideal

Você não terá um impacto significativo na mente do seu público se não souber quem são eles. Que tal descobrir qual o perfil desses clientes? Uma forma de fazer isso é analisar os dados das vendas que você já fez:

  • Que tipos de clientes procuraram seus serviços e produtos?
  • Qual a faixa etária mais usual?
  • Onde moram?
  • Qual sua formação?

Certifique-se sobre o seu diferencial

Com as informações que descobriu sobre o seu perfil de cliente, você poderá entender qual a relação dessas pessoas com seus produtos, ou seja, o que atrai esses clientes para sua marca. Com esse entendimento, você pode fortalecer os aspectos em que seu negócio já tem vantagem.

Esse potencial é exatamente onde sua marca vai se posicionar na mente do público, seja pelo preço, seja por qualquer outro diferencial competitivo atraente.

Seja autêntico

Em sua estratégia de branding para posicionar sua marca, nunca se esqueça de que seu negócio precisa ser reconhecido pelos seus valores. Isso vai ser essencial para manter o foco e gerar credibilidade aos olhos do consumidor.

Durante todas as ações, lembre-se de que fazer ajustes sempre será necessário. O trabalho de posicionamento de marca leva tempo e envolve pesquisa, planejamento e um conhecimento profundo sobre o próprio negócio. Mas os resultados são surpreendentes e consistentes.

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