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Marketing para negócios locais: O que fazer para atrair e fidelizar clientes?

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Itaú Empresas

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mulheres conversando e olhando para o celular

O marketing para negócios locais tem muitas peculiaridades em relação a outros modelos de empresas no mercado. Afinal, a abrangência do público é diferente e, ao mesmo tempo, é possível explorar novas possibilidades de ação para tornar a divulgação mais eficiente.

Por isso, se você quer ter o sucesso esperado para seu negócio, deve considerar estratégias diferenciadas, que ajudarão a ganhar maior confiança e proximidade com o público. Nós separamos dicas importantes que podem ajudar você a atrair e fidelizar clientes.

Confira a seguir e tire suas dúvidas.

Investir na segmentação

Um primeiro ponto é que, principalmente quando falamos sobre marketing para negócios locais, é fundamental investir em uma boa segmentação. Isso vale, em primeiro lugar, para atender o público que, de fato, tem acesso ao negócio. Não adianta, por exemplo, investir em anúncios focados para pessoas de outros estados, se elas não vão poder comprar em sua loja. Acaba sendo um prejuízo de investimento que poderia ser utilizado em possibilidades mais frutíferas de sucesso. Mas outro ponto interessante é que negócios locais têm mais facilidade de ter dados bons para segmentação. Por ser um público mais próximo do negócio, você consegue identificar quais são as principais características, dores, desejos, entre outros pontos que vão ajudar você nessa jornada.

Investir em uma relação mais próxima com o público

Uma grande vantagem — que pode ser bem explorada nas ações de marketing para negócios locais — é conseguir manter uma relação mais próxima com o público. Com isso, pode-se aumentar a sensação de um relacionamento mais consolidado com o público. Por exemplo, para quem trabalha com confeitaria, é possível trabalhar uma ação promocional de proximidade com o público, com o envio de bilhetes ou mimos para a pessoa. Isso facilita a aproximação e ajuda para que a pessoa priorize negócios locais na hora de escolher um fornecedor para prestação de serviço ou comprar um produto.

Contar com os influenciadores locais

Outra estratégia interessante é saber trabalhar com os influenciadores locais, conhecidos na região. Por serem pessoas próximas de quem reside na cidade ou macrorregião, o público tende a ser mais influenciado e considerar as opiniões de alguém próximo e conhecido.

Além disso, os influenciadores poderão ter ações diferenciadas: em vez do clássico unboxing, convide a pessoa para conhecer seu negócio pessoalmente. Quer um exemplo de como isso pode ser feito?

Uma hamburgueria pode convidar um influenciador que compartilha reviews de comidas da região para conhecer o espaço, em vez de só mandar um lanche para a casa da pessoa. Com isso, ela publicará sobre o espaço e poderá ser um grande atrativo para que os seguidores sintam vontade de conhecer o espaço.

Fazer ações in loco

O marketing digital pode contar com estratégias de ações realizadas in loco, sabia disso? E essa é uma das grandes vantagens de um negócio local: é possível trabalhar essas duas possibilidades de forma complementar e proporcionar mais eficiência para atrair seu público.

Por exemplo, você pode criar uma ação local para convidar pessoas para a sua cafeteria, como oferecer uma fatia de torta no dia do aniversário do espaço, para comemorar, pedindo para que as pessoas marquem o negócio ao publicar a foto em suas redes sociais.

Além disso, é possível fazer gravações do movimento no espaço ao longo da duração da ação e depois compilar em um vídeo e postar em suas redes sociais.

Analisar as ferramentas de geomarketing

As ferramentas de geomarketing são aquelas que permitem o cruzamento de dados presentes no mercado para conseguir potencializar ações locais e potencializar as estratégias que podem ser direcionadas para as características daquele público específico.

Com as ferramentas de geomarkting, é possível definir em quais locais vale a pena reforçar a força de vendas e saber em quais pontos é possível criar ações de marketing.

Por exemplo, vai fazer uma ação local? Em quais regiões está o seu público-alvo? Em quais localidades terá maior fluxo de pessoas para quem você direciona suas ações? Estar atento a isso é fundamental para conseguir definir estratégias mais eficientes para o seu dia a dia.

Por exemplo, para promover um marketing de experiência, é preciso que a ação esteja posicionada no local em que há um maior fluxo de pessoas que compõem o público-alvo. O geomarketing permite identificar esses pontos com mais precisão.

Usar ferramentas de marketing digital

O marketing digital pode ser o seu grande aliado para proporcionar uma boa divulgação para seu negócio com o público. Elas podem ser um complemento para as ferramentas de geomarketing e, também, para todas as estratégias que listamos até aqui neste artigo.

Com os dados sobre seus clientes, é possível identificar hábitos e costumes das pessoas e saber como explorar isso em suas estratégias nos ambientes digitais (sites, redes sociais, e-mail marketing, newsletters, entre outros), bem como também promover personalização e proximidade ao público.

E, também, ajuda a definir estratégias de posicionamento da marca de acordo com os anseios e perspectivas do seu público-alvo.

Explore as possibilidades locais para marketing

Além de conhecer o consumidor local, o marketing para negócios locais permite que você também explore características da região para proporcionar mais identificação do seu público. Por exemplo, para quem trabalha com revenda de produtos de moda praia e está localizado em uma cidade litorânea, realizar as fotos nesses locais é uma forma de chamar atenção do seu público para o produto.

Aproveitar a audiência dos buscadores locais

O marketing para negócios locais também precisa saber explorar as características dos buscadores para conseguir contemplar essas pessoas. Muitos fazem buscas de produtos e serviços locais em sites como o Google e se você não buscar posicionar seu serviço desta forma, as chances de problemas são grandes.

Por exemplo, se alguém quer encontrar um confeiteiro que faça bentô cake (um tipo de bolo que tem feito bastante sucesso na internet) na cidade em que está, ele fará a busca pelas palavras-chave e o local. Por isso, você precisa saber trabalhar essas palavras-chave em estratégias de SEO para garantir maior visibilidade.

Considere investir em estratégias de tráfego pago e fortaleça seu posicionamento no Google Meu Negócio, que também ajudarão o seu negócio a ser visto pelo público local.

O marketing para negócios locais é fundamental para proporcionar um ótimo crescimento e, até mesmo, promover a expansão para outras regiões. Com isso, você consegue tornar-se um forte nome na sua região e proporcionar a fidelização necessária para ganhar força no mercado.

E além das dicas que trouxemos aqui, é importante aprofundar seu conhecimento sobre marketing para negócios. Confira em nossa área logada um conteúdo completo sobre marketing: Primeiros passos de marketing para o seu negócio online!