Como implementar o pagamento recorrente no seu negócio?

Você sabia que o pagamento recorrente pode facilitar a gestão financeira e fidelizar clientes para seu negócio? Com ele, as cobranças são automáticas, garantindo uma receita previsível.

Por Itaú Empresas

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Já reparou como os modelos de assinatura estão por toda parte? Seja no streaming que você assiste, na academia que você frequenta ou até mesmo em serviços como bares e salões de beleza.

E não é para menos: o pagamento recorrente tornou-se um grande aliado dos negócios modernos.

Afinal, a recorrência permite que seus clientes paguem automaticamente, mês a mês, por um serviço garantindo conveniência para eles e previsibilidade financeira para você. Ou seja, mais do que praticidade, ela fortalece o relacionamento e cria uma receita estável para o seu negócio.

No Itaú Empresas, por exemplo, você pode implementar um sistema de pagamento recorrente adaptado ao seu segmento ou negócio, seja ele restaurantes, comércio, saúde, beleza, bem-estar, logística ou qualquer outro. Quer entender melhor como aplicar essa solução no seu cotidiano?

A gente te mostra o caminho!

Como funciona o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente já faz parte do dia a dia dos consumidores. E funciona assim: você define a periodicidade da cobrança – que pode ser semanal, mensal, semestral ou anual – e o seu cliente escolhe a forma de pagamento, como cartão de crédito, débito automático ou boleto.

Com isso, ele não precisa se preocupar em fazer o pagamento manualmente toda vez. Já o seu negócio, por outro lado, passa a receber esse valor de forma recorrente e constante.

Não é por acaso que diversas empresas de diferentes segmentos, como estética, bem-estar e gastronomia, já adotam esse formato para fidelizar clientes e otimizar sua operação financeira.

Portanto, se você busca mais estabilidade no fluxo de caixa do seu negócio e quer um jeito eficiente de garantir a retenção dos seus clientes, está na hora de considerar o pagamento recorrente.

Leia também: Gestão de fluxo de caixa: controle suas finanças empresariais

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Pagamento recorrente x parcelado: tem diferença?

Apesar de muitas pessoas ainda se confundirem, o pagamento recorrente e o pagamento parcelado possuem diferenças importantes. As principais estão na continuidade e na forma de cobrança.

Isso porque no pagamento recorrente, o cliente mantém acesso contínuo ao serviço enquanto estiver pagando, sem necessidade de um valor total pré-aprovado. Já no pagamento parcelado, trata-se de uma única compra dividida em prestações, comprometendo assim o limite do cartão.

Confira abaixo as principais diferenças:

Pagamento recorrente:

  • Cobrança mensal, semanal ou quinzenal;
  • Cobrança recorrente e sem tempo determinado;
  • Não afeta o limite do cartão de crédito;
  • O serviço é prestado enquanto o pagamento é mantido.

Pagamento parcelado:

  • Uma única venda, com pagamento dividido;
  • O valor total da compra compromete o limite do cartão;
  • O serviço pode ser finalizado antes de todas as parcelas serem quitadas.

Para ficar ainda mais claro: no pagamento parcelado, o cliente adquire um produto ou serviço e paga em prestações mensais — por exemplo, ele adquire um computador avaliado em R$5.000 e parcela essa compra em 10x de R$500. Já no pagamento recorrente, por outro lado, a cobrança acontece periodicamente, permitindo o uso contínuo do serviço — como ocorre nos streamings.

Vale a pena implementar a recorrência?

O pagamento recorrente não é apenas uma tendência, mas uma estratégia inteligente para garantir receita previsível e fortalecer a relação com os seus clientes. Segundo uma pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil, 18% das vendas realizadas no mundo já são feitas por esse modelo, e a expectativa é que, em breve, 75% das empresas adotem essa forma de cobrança.

Além disso, diferente do pagamento parcelado, que compromete o limite do cartão do cliente, o pagamento recorrente funciona como uma assinatura: a cobrança é feita periodicamente e o consumidor continua acessando o serviço enquanto estiver em dia com os pagamentos.

Vale a indicação: Perspectivas econômicas para 2025: impactos e oportunidades

Confira abaixo as principais vantagens de adotar esse modelo:

Previsibilidade de receita

Ter um fluxo de caixa previsível é essencial para qualquer empresa, não é mesmo?

Com o pagamento recorrente, você sabe exatamente quanto vai receber por mês, facilitando a gestão financeira, o planejamento de investimentos e até mesmo a expansão do seu negócio.

Menos inadimplência

A automatização reduz o risco de esquecimentos e atrasos por parte dos clientes. Além disso, com opções como cartão de crédito e débito automático, a taxa de inadimplência cai drasticamente.

Fidelização de clientes

Os dados não mentem: manter clientes antigos custa menos do que atrair novos consumidores.

Com o pagamento recorrente, você constrói um relacionamento de longo prazo, podendo até mesmo oferecer benefícios exclusivos para assinantes e aumentar assim o seu ticket médio.

Mais segurança nas transações

Sistemas de pagamento automáticos, no geral, contam com criptografia e protocolos de segurança robustos, protegendo tanto a empresa quanto o cliente contra fraudes, roubos e outras burocracias.

Como aplicar o pagamento recorrente no seu negócio?

Tudo vai depender do seu modelo de negócio, dos produtos ou dos serviços que você oferece e, é claro, dos hábitos de consumo dos seus clientes. Afinal, investir em soluções que atendam às necessidades dos consumidores é essencial para ampliar suas vendas e fidelizar clientes.

Confira a seguir algumas soluções:

Cartão de crédito

Essa é uma das opções mais populares. Nela, o valor é debitado automaticamente do cartão do cliente, evitando inadimplência e garantindo mais segurança para o empreendedor. O recebimento normalmente ocorre em 30 dias, mas há a possibilidade de antecipação junto ao banco.

Para aprender mais: Antecipação de recebíveis avulsa ou automática? Descubra a diferença entre as modalidades e como escolher a mais adequada para a sua empresa.

Débito automático

Muito utilizado para contas de consumo, o débito automático traz praticidade tanto para o cliente, que não precisa lembrar do vencimento, quanto para o empresário, que reduz o risco de atrasos.

Boleto bancário

O boleto bancário é uma alternativa acessível para clientes que não possuem cartão de crédito ou preferem pagar manualmente. No entanto, como o pagamento não é automatizado, pode haver maior taxa de inadimplência. Ainda assim, é uma opção válida para ampliar o público atendido.

Transferência bancária

Esse método permite que o cliente programe uma transferência automática para a conta da empresa na data combinada. Dessa forma, o pagamento é realizado de forma previsível e recorrente.

Vale a indicação: Já pensou em ter uma conta completa e com diversas soluções para ajudar na gestão da sua empresa? Confira agora mesmo os benefícios da conta PJ do Itaú Empresas.

Viu só?

Independentemente do setor em que você atua, oferecer diferentes formas de pagamento pode aumentar a adesão dos clientes e reduzir a inadimplência. O importante mesmo é proporcionar opções flexíveis e garantir uma experiência de pagamento prática e segura para o consumidor.

Pronto para implementar o pagamento recorrente no seu negócio?

Então converse com Itaú Empresase descubra como automatizar cobranças e facilitar a gestão financeira do seu negócio, melhorando inclusive a sua previsibilidade de caixa.

Vamos juntos?

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