Pix para empresas: descubra as melhores opções

Descubra as modalidades de Pix para empresas e escolha a melhor opção para otimizar pagamentos e recebimentos

Foto do Autor

Itaú Empresas

• 3min minutos de leitura

modalidades_pix_empresas

Meio de pagamento mais popular do Brasil hoje, o Pix está prestes a dar mais um passo em inovação com a implantação definitiva da modalidade Pix Automático pelo Banco Central (BC). O serviço, que funciona como uma espécie de débito automático, facilitando transações recorrentes, está previsto para ser lançado em 28 de outubro e deverá ser ofertado obrigatoriamente por todos os participantes do sistema Pix.

Em 2023, o Pix alcançou a marca de 42 bilhões de transações. Isso representa um crescimento de 55% nos últimos 2 anos e essa tendencia de crescimento se mantem, já que o meio de pagamento tem cada vez mais modalidades, sempre com o “jeito Pix” de se fazer as coisas: rápido, prático e instantâneo.

A modalidade do Pix Automático tem lançamento oficial previsto para outubro, porém, o mercado comenta uma possibilidade de atraso da data e adiamento para 2025, dado que algumas documentações ainda não foram liberadas pelo Banco Central. Apesar disso, a movimentação dos bancos e do Itaú em torno do tema já é bastante relevante, dado todo o movimento e simplificação que essa nova modalidade pode trazer aos consumidores, tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas.

Com o potencial de otimizar o processo de cobrança, entre outras vantagens especialmente atrativas para pequenas e médias empresas, o Pix Automático chega com a proposta de incentivar ainda mais o uso de um sistema que, desde a sua implementação, em 2020, vem impactando o mercado de pagamentos e recebimentos do varejo: para se ter uma ideia, no último quinto dia útil de abril, uma data que tradicionalmente reúne pagamentos de muitos salários, o Pix bateu mais um recorde de uso diário, superando 200 milhões de transações em 24 horas, de acordo com o Banco Central.

Existem também diversas outras modalidades que podem facilitar as operações do seu negócio. Entenda quais se adaptam melhor às necessidades da sua empresa.

pix modalidades

Modalidades de Pix para empresas

Diferentes instituições financeiras oferecem modalidades Pix para negócios com potencial de facilitar os pagamentos. No caso do Itaú Empresas, são mais de 8 modalidades disponíveis:

1 - Pix Automático (Pagamento programado no Pix)

Permite automatizar pagamentos e recebimentos recorrentes automáticos, como contas de consumo e mensalidades, diretamente da conta do usuário, sem necessidade de intervenção manual a cada vencimento.

Vantagens: assegura que pagamentos importantes não sejam esquecidos, melhorando a gestão de contas a pagar e a receber, evitando atraso de pagamento e inadimplência. Além disso, terá custo mais competitivo em comparação a métodos tradicionais como boletos e débito automático.

2 - Pix Transferência

Primeira funcionalidade lançada pelo sistema Pix, permite a transferência de valores em tempo real, usando apenas a chave Pix, que pode ser um CPF/CNPJ, e-mail, número de celular ou uma chave aleatória.

Vantagens: Extremamente útil para pagamentos urgentes e interbancários, reduzindo custos com tarifas e eliminando a espera por compensações bancárias.

3 - Pix QR Code

Utilizado principalmente em pontos de venda, o Pix QR Code permite que clientes realizem pagamentos instantâneos ao escanear um código QR, que pode ser gerado no momento da transação ou previamente. Funciona para pagamentos fixos ou recorrentes e possui 03 tipos de QR Code:

QR Code com múltiplos pagamentos
É a chave pix em formato de QR Code. Aceita múltiplos pagamentos para a mesma imagem.

QR Code com expiração
Permite que o emissor defina o valor e a expiração. O processo de conciliação é facilitado graças ao identificador único.

QR Code com vencimento
Tem todos os campos do boleto, porém, no formato de QR Code. Também possui identificador único.

Vantagens: Essa modalidade agiliza o processo de checkout, proporcionando uma experiência de pagamento mais rápida e fluida. Além disso, o Pix QR Code minimiza erros de transação, uma vez que elimina a necessidade de inserir dados manualmente. Outra vantagem da modalidade é sua capacidade de integração com sistemas de gestão de vendas e estoque, que facilita a administração financeira e operacional das empresas.

4 - Pix no link de pagamento

Permite a criação de um link contendo informações para realizar pagamento via Pix que pode ser enviado aos clientes por meio de diferentes canais digitais.

Vantagens: amplia as possibilidades de venda remota, pois o uso pode ser feito sem precisar ter site ou maquininha e permite ofertar mais de um meio de pagamento no mesmo link, como crédito ou débito. Além disso, conta com um sistema de prevenção à fraude integrado e gratuito o que garante sua segurança e do seu cliente.

5 - Pix na Laranjinha do Itaú

Uma solução móvel para aceitação de pagamentos via Pix em qualquer lugar, sem a necessidade de uma infraestrutura complexa. Ao utilizar a Laranjinha, a maquininha de pagamentos do Itaú, comerciantes podem gerar um código QR Pix diretamente no dispositivo.

Vantagens: portátil e fácil de usar, a Laranjinha oferece grande flexibilidade para negócios itinerantes ou temporários. Além disso, facilita o processo de pagamento, o tornando menos suscetível a erros humanos, e reduz os custos operacionais, pois não há necessidade de alugar ou comprar equipamentos caros de ponto de venda.

6 - Pix agendado e Pix agendado recorrente

Oferece a possibilidade de agendar pagamentos para uma data futura. Ele também pode ser configurado pelo usuário como recorrente, ou seja, determinado pagamento pode ser debitado, de forma automática, todo mês, sem que o correntista precise agendar manualmente cada operação – no entanto, o foco do uso é para transferências entre pessoas físicas.

Vantagens: Pode ajudar no planejamento financeiro permitindo que as empresas alinhem seus fluxos de caixa com suas obrigações de pagamento.

7 - Pix parcelado

Oferecida pelo Itaú para pessoas físicas desde 2023 e recém disponibilizada para contas PJ, a modalidade permite que valores de pagamentos sejam parcelados diretamente numa transferência Pix, sem a necessidade de intermediação por cartões de crédito.

Vantagens: Ajuda manter o caixa da sua empresa organizado e as finanças em dia, pois quem recebe, recebe à vista e sua empresa paga aos poucos.

8 - Pix e boleto juntos (Bolecode)

Combina as funcionalidades do Pix com as do boleto tradicional, gerando um documento que inclui tanto o código de barras quanto um QR Code Pix. Vantagens: o Bolecode oferece flexibilidade para os clientes da sua empresa escolherem se querem pagar usando o Pix ou usando o código de barras. Com isso, tem o potencial de aumentar as chances de pagamento.

9 - Integradores de Pix

Esta modalidade permite que o Pix seja integrado diretamente aos sistemas que a empresa já utiliza para gerenciar suas vendas, estoques, ou contabilidade e facilitar sua conciliação.

Como funcionam?
Com a ajuda de APIs, que são ferramentas que permitem a comunicação entre diferentes softwares, o Pix pode ser adicionado aos sistemas de gestão empresarial, conhecidos como ERP (sigla em inglês para "Planejamento de Recursos Empresariais") ou em automações comerciais.

Vantagens: integrar o Pix aos sistemas de vendas simplifica significativamente o processo de recebimento, pagamento e conciliação, pois permite que todas as transações sejam gerenciadas diretamente no software que a empresa já utiliza. Isso elimina a necessidade de processos manuais para entrada de dados de pagamentos, o que reduz erros, economiza tempo e, consequentemente, melhora a eficiência geral.

Além disso, a automação trazida pela integração ajuda a manter a contabilidade e o controle financeiro sempre atualizados, facilitando a análise financeira e a tomada de decisões estratégicas.