Como o Pix Automático pode apoiar o seu negócio

Modelo que permite a programação de pagamentos periódicos será lançado em outubro pelo Banco Central, e estará disponível para clientes Itaú Empresas.

Foto do Autor

Itaú Empresas

• 2min minutos de leitura

Pix automático

Desde seu lançamento, em novembro de 2020, o Pix vem revolucionandoo mercado de pagamentos no Brasil, oferecendo uma forma rápida e segura para transações financeiras. E, de lá pra cá, a adesão a esse meio de pagamento só cresceu, tanto entre pessoas físicas quanto jurídicas. Prova disso é que no ano passado o Pix registrou um recorde: foram R$15,3 trilhões movimentados entre janeiro e novembro de 2023, segundo dados do Banco Central.

No que depender da entidade, aliás, esses números continuarão a subir, já que há uma agenda de novas ferramentas programadas para serem integradas e aumentarem ainda mais o ecossistema deste meio de pagamento, permitindo novas funções. Um exemplo é o Pix Automático.

Com lançamento oficial previsto para outubro de 2024, o Pix Automático é a próxima novidade prevista no cronograma do Banco Central. O modelo funciona como uma espécie de débito automático, permitindo a programação de pagamentos periódicos com praticidade e segurança.

A boa notícia é que clientes Itaú Empresas vão poder aproveitar todos os benefícios que ele pode trazer para negócios de diferentes ramos.

banner azul com os dizeres: No Itaú Empresas você conta com um parceiro na rotina do seu negócio.

Entendendo o Pix Automático

O Pix Automático é uma evolução no sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, já que permite que transações recorrentes sejam automatizadas. Ele une a praticidade que os clientes já encontravam na função de débito automático com a eficiência e a velocidade do Pix. Essa inovação simplifica as transações financeiras e, com isso, tem a capacidade de reduzir custos operacionais que pesam no caixa de pequenos e médios negócios.

Como o Pix Automático automatiza pagamentos recorrentes, as pessoas à frente das empresas ganham uma melhor previsibilidade do fluxo de caixa - algo que facilita muito a gestão financeira. Desta forma, a carga administrativa associada à gestão de cobranças e pagamentos consequentemente é reduzida.

Diferenciais do Pix Automático

O Pix Automático se destaca por sua acessibilidade e simplicidade, especialmente para pequenas e médias empresas que podem eventualmente encontrar barreiras ao tentar estabelecer convênios com instituições financeiras para oferecer débito automático. Para adotar o Pix Automático, as empresas precisam apenas ter uma conta em uma instituição que opere com esse meio de pagamento, como o Itaú.

Comparado a outras modalidades do Pix, este serviço pode ser considerado um avanço por oferece vantagens únicas. Veja alguns exemplos:

Pix tradicional (pagamento imediato): neste modelo a pessoa pagadora precisa iniciar cada transação individualmente. Já no Pix Automático esse processo é automatizado, permitindo a configuração de pagamentos recorrentes que são processados automaticamente na data agendada, sem necessidade de intervenção constante.


● Pix Agendado: embora o Pix Agendado também permita planejar pagamentos para uma data futura, cada transação ainda precisa ser configurada individualmente. O Pix Automático facilita ainda mais esse processo quando a mesma quantia precisa ser transferida periodicamente.


● Pix Cobrança: modelo utilizado para emitir cobranças com vencimento futuro, mas que requer configuração individual e acompanhamento. Já o Pix Automático elimina a necessidade de gestão constante dessas cobranças, o que é especialmente útil para o caso de negócios com um grande volume de transações recorrentes.


Vantagens do Pix Automático

Já deu pra ver que o Pix Automático oferece várias vantagens, não é? Quer entender melhor como algumas delas se encaixam no dia a dia da sua empresa? Veja alguns fatores que são diretamente impactados com a adoção do Pix Automático:

Velocidade: as transações são concluídas em segundos, inclusive as recorrentes.

Custo: menor custo em comparação aos métodos tradicionais como boletos e débito automático.

Simplicidade: facilidade de configuração e gerenciamento através das plataformas bancárias, sem necessidade de processos manuais complexos.

Segurança: todas as transações são protegidas pelos padrões de segurança do Pix.

Potencial para reduzir a inadimplência: com o pagamento automático garantido, reduz-se significativamente a chance de atrasos e falhas no recebimento, minimizando o potencial de inadimplência.

Acesso democratizado: permite que pequenas e médias empresas utilizem um sistema de pagamentos recorrentes - uma facilidade antes acessível apenas por grandes corporações.


Benefícios para diversos ramos de negócios

Independentemente do setor em que você atua, o Pix Automático pode ser benéfico para seu negócio, principalmente nos casos de cobranças regulares. Veja alguns exemplos:

● Academias e ou serviços com assinatura: simplifica o recebimento de mensalidades, podendo reduzir a inadimplência e melhorar o fluxo de caixa.


● Empresas de serviços contínuos: alguns exemplos incluem agências de marketing, de serviços técnicos de informática ou consultorias que trabalham com contratos de longo prazo. Esse modelo de negócio pode aproveitar o Pix Automático para gerenciar pagamentos de forma eficaz.


● Escolas, creches, instituições de ensino: o Pix Automático pode simplificar o processo de cobrança de mensalidades, garantindo que os pagamentos sejam recebidos pontualmente a cada mês. Isso pode ajudar a reduzir a carga administrativa relacionada ao acompanhamento de pagamentos atrasados e melhorar o fluxo de caixa geral da instituição.


● Clínicas médicas, estéticas e odontológicas: muitas clínicas trabalham com tratamentos contínuos. Implementar o Pix Automático para cobrança pode reduzir o esforço administrativo envolvido no gerenciamento de pagamentos, melhorando a experiência do paciente ou cliente e eliminando a necessidade de processos de pagamento repetitivos a cada visita.

Cronograma do Banco Central

O Banco Central do Brasil tem expandido as funcionalidades do Pix por meio de um cronograma chamado Agenda BC#. O Pix Automático faz parte dela e, mesmo já tendo sido disponibilizado por algumas instituições financeiras, como o Itaú Empresas, a previsão de lançamento oficial é 28 de outubro de 2024.

Isso quer dizer que, a partir desta data, a oferta do Pix Automático passa a ser obrigatória para todos os participantes do sistema Pix. Instituições que não disponibilizarem o serviço aos seus usuários pagadores desde o lançamento poderão enfrentar penalidades, incluindo multas por dias de atraso na oferta.

Além desta novidade, o Banco Central também estuda um conjunto de iniciativas que ainda não têm data para lançamento e que incluem:

Pix Parcelado: recém disponibilizada para clientes Itaú Empresas, esta modalidade permite que os usuários possam parcelar pagamentos diretamente via Pix, proporcionando um fluxo de caixa mais flexível e a capacidade de negociar melhores condições de pagamento com fornecedores.

Pix Offline: promete inovar o mercado ao permitir transações sem necessidade de conexão à internet.

Pix Internacional: ideia desenvolvida por meio do Projeto Nexus, do Banco Central, este avanço permitirá transferências internacionais instantâneas, expandindo o alcance global do Pix.

Pix por aproximação: utilizará tecnologias como NFC e RFID para introduzir uma nova camada de conveniência e acessibilidade ao sistema Pix.


Oportunidades para seu negócio com o Itaú Empresas

A integração do Pix Automático ao portfólio de serviços do Itaú Empresas fortalece ainda mais o compromisso da rede em apoiar o crescimento e a sustentabilidade dos pequenos e médios negócios no Brasil.

Isso porque soluções como esta, o Pix Parcelado e o Bolecode - que apresenta tanto o código de barras quanto um QR Code PIX - trazem mais flexibilidade e segurança nas suas transações, aumentando sua eficiência operacional.

Conte com nosso apoio para enfrentar os desafios do mercado e aproveitar todas as oportunidades de crescimento.