Cenário Macro Mensal: Agosto 2024
Confira os destaques do bate-papo que entre Thomas Wu, economista-chefe da Itaú Asset, e Sylvio Castro, head de Global Solutions. A moderação foi de Maria Luiza Morad, da área de comunicação do Itaú
Por Itaú Asset
Cenário internacional
As últimas semanas foram marcadas por movimentos intensos no mercado, com um aumento do receio de uma possível recessão americana e incertezas provocadas pela elevação das taxas de juros no Japão.
Assim, vimos a aversão ao risco ganhar força. Investidores, cada vez mais receosos com a volatilidade dos mercados, têm redirecionado seus investimentos para ativos considerados mais seguros, como o Tesouro Americano, visto como refúgio em tempos de incerteza econômica.
A expectativa pelas eleições americanas intensifica ainda mais o foco para os EUA. Sem uma previsão óbvia para o resultado, muito diferente do que vimos até o mês passado, o pleito pode exacerbar incertezas sobre as políticas econômicas dos EUA, como, por exemplo, em questões relacionadas ao crescimento dívida pública americana.
Cenário local
A volatilidade no cenário internacional e a política monetária nos Bancos Centrais de países desenvolvidos têm ecoado em economias emergentes, como o Brasil.
A política monetária brasileira, tem influência das incertezas do cenário global. A desvalorização do real recente tem influências externas e internas.
Vemos hoje a possibilidade de novas altas de juros no Brasil após um período de estabilização em 10,50%.
O que esperar daqui para frente
É preciso atenção às mudanças na política monetária e fiscal em grandes economias, como os EUA e Japão, entendendo como essas mudanças podem influenciar os mercados globais e, em particular, os mercados emergentes.
Nesse contexto, uma estratégia prudente tem sido adotar uma abordagem mais defensiva, com foco em ativos que possam oferecer proteção em períodos de alta volatilidade.
Diante de um cenário de incerteza e condições voláteis do mercado, é possível enxergar mudanças no ciclo econômico, movimento que exigirá novas estratégias e postura resiliente para se adaptar ao próximo momento da economia global.
Para acessar nossas projeções econômicas completas, clique aqui.
Assista à live completa abaixo.