Pílula de ETFs: Divertida Mente e a ansiedade nos investimentos
Movidos pela ansiedade do momento do mercado, muitos investidores podem perder grandes oportunidades. Inspirado no filme Divertidamente, na pílula dessa semana falamos um pouco sobre o impacto da ansiedade na hora de investir.
Por Caique Cardoso
Já olhou seus investimentos e pensou “o que passou na minha cabeça?” ?
O novo filme Divertida Mente 2, abordou 4 novas emoções da protagonista Riley, mas a que realmente chamou a atenção foi a ansiedade. Agora adolescente, a ansiedade ajuda a Riley a se proteger em alguns momentos, mas conforme vai ganhando espaço vai também intensificando preocupações e o resultado são reações adversas.
Sem muito spoiler, o filme pode ensinar sobre como lidar com a ansiedade até nos investimentos: É muito comum investidores se influenciarem com o momento de mercado e, movidos pela ansiedade, alterarem com muita frequência sua posição dos investimentos. O que poucos se atentam, é que essas movimentações podem sair mais caras do que se manter investido no longo prazo.
Um exemplo disso é observar o retorno do Ibovespa nos últimos 20 anos: um investimento único de 10 mil reais no Ibovespa em janeiro de 2000, seria equivalente a 74 mil reais atualmente. Um investidor que movimentou sua posição e perdeu os 10 melhores dias da bolsa, já teve seu saldo reduzido para 28 mil reais. Perceba que bastou apenas 10 dias dentre os mais de 6.000 dias da amostra para diminuir consideravelmente o retorno da mesma estratégia.
Investimento de 10 mil reais no Ibovespa:
Outro fato interessante é que os 10 melhores dias, em grande parte, acontecem logo após uma queda relevante o que pode levar o investidor a achar que é um momento menos favorável pro investimento e assim realizar vendas da posição.
A ansiedade, assim como no filme, também não é de todo ruim. É importante um acompanhamento dos portfólios e entender se os investimentos acompanharam as mudanças de perfil e objetivo de cada investidor. Mas fica o aprendizado que a ansiedade em excesso nos investimentos pode levar a decisões precipitadas.
Para proteger o investidor, uma forma de se manter alocado é a Visão Core-Satellite, abordada na última edição da pílula e pode ser revisitada aqui.
Clique aqui para conhecer mais dos ETFs Itaú Asset. Para investir, busque a sua Corretora.