Ata do Copom reforça tom duro e destaca cenário desafiador
No Radar do Mercado: documento divulgado hoje reforçou a necessidade de juros elevados por mais tempo diante de expectativas desancoradas, atividade resiliente e incerteza global
Por Itaú Private Bank
O Banco Central divulgou nesta terça-feira, 24, a Ata da quarta reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) realizada na semana passada, quando decidiu elevar a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, para 15,00% ao ano.
O documento reforçou o tom duro já antecipado na comunicação anterior. O Comitê considera que a política monetária deve se manter em um nível significativamente contracionista por período prolongado, a fim de garantir a convergência da inflação para a meta. Na avaliação do contexto global, considerou o cenário externo como adverso e incerto, destacando a política fiscal e comercial dos EUA e as tensões no Oriente Médio. Já em relação à conjuntura doméstica, a autoridade monetária ressalta a resiliência da atividade econômica e percebe uma moderação no crescimento.
A Ata também destaca que tanto as medidas de inflação cheia e subjacentes quanto as expectativas apuradas pela pesquisa Focus permanecem situadas bem acima da meta. Considera-se que o cenário prospectivo de inflação segue desafiador em diversas dimensões, com os principais vetores adversos, como resiliência na atividade econômica, pressões no mercado de trabalho e expectativas de inflação desancoradas.
Já em relação aos próximos passos, a Ata indica que o ciclo de alta poderá ser pausado para examinar os impactos acumulados do ajuste já realizado. Diante do cenário desafiador, a autoridade entende que a política monetária deve se manter significativamente contracionista por um período bastante prolongado, enfatizando que seguirá vigilante e que não hesitará em prosseguir no ciclo de ajuste caso julgue apropriado.
💬 O que achou deste conteúdo?
Leia também
Confira outras edições do No Radar do Mercado:
Focus traz revisões em IPCA, PIB, câmbio e Selic após Copom
No Radar do Mercado: Banco Central divulgou nova edição do Relatório Focus com revisõ [...]
Copom eleva Selic em 0,25 ponto percentual e sinaliza pausa
No Radar do Mercado: Comitê elevou a taxa Selic para 15,0% ao ano e sinalizou que, ca [...]
Fed mantém juros e previsão de cortes em 2025, mas altera projeções à frente
No Radar do Mercado: banco central americano mantém taxa de juros no intervalo de 4,2 [...]