Cockpit do Copom: redução do ritmo, em meio às incertezas
No Radar do Mercado: Copom volta a se reunir, diante de um grau elevado de incertezas no cenário doméstico e internacional; projeto para ajudar o RS tramita no congresso
Por Itaú Private Bank
Cockpit do Copom: redução do ritmo, em meio às incertezas
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central volta a se reunir hoje e amanhã, com um pano de fundo de incerteza elevada no cenário internacional e doméstico. A evolução dos dados também sugere a necessidade de uma postura mais cautelosa. Apesar da inflação mais benigna na margem, as medidas de serviços subjacentes continuam elevadas, enquanto o mercado de trabalho segue apertado. A taxa de câmbio, por sua vez, depreciou desde a última reunião.
Assim, acreditamos que o comitê optará por uma redução do ritmo de corte, para 25 pontos-base, levando a taxa Selic para 10,50% ao ano. A decisão diverge do sinalizado na última reunião (consistente com mais uma redução de 50 pontos-base), mas não será surpreendente, diante das comunicações mais recentes de membros do comitê e das mudanças ocorridas.
Para as próximas reuniões, esperamos que o Copom mantenha uma sinalização de dependência dos dados, reforçando que o aumento da incerteza requer cautela na condução da política monetária.
Governo anuncia projeto para ajudar o Rio Grande do Sul
Diante da tragédia no estado do Rio Grande do Sul, o governo enviou ao Congresso um projeto de decreto legislativo para reconhecer estado de calamidade pública até o final deste ano, permitindo que os recursos liberados para o estado via crédito extraordinário e renúncias fiscais não sejam incluídos na meta fiscal deste ano.
A proposta foi aprovada ontem pela Câmara dos Deputados em regime de urgência e agora segue para o Senado, onde também deve ser aprovada com agilidade, facilitando o repasse de recursos federais para o estado. O governo também anunciou um conjunto de isenções fiscais para empresas da região.
💬 O que achou deste conteúdo?
Leia também
Leia também
Alteramos nossa alocação em renda variável local
Nicholas McCarthy, Chief Investment Officer (CIO) do Itaú, resume a análise do cenári [...]
Sete assuntos importantes debatidos no encontro do FMI
Neste artigo, trazemos mais detalhes dos principais assuntos em pauta no encontro do [...]
Mercado de IPO aquece no setor de tecnologia
Avanços em IA e saúde, sucesso da Nvidia, desafios da Alphabet e da Apple, e mercado [...]