EUA: Inflação surpreende para baixo em junho

No Radar do Mercado: nos EUA, a leitura de inflação medida pelo CPI veio abaixo das expectativas, mantendo a porta aberta para cortes nos juros no segundo semestre

Por Itaú Private Bank

2 minutos de leitura

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos registrou deflação de 0,1% em junho, surpreendendo o mercado, que projetava uma alta (de 0,1%). Em 12 meses, a inflação está em 3,0%, abaixo da leitura anterior (3,3%) e do esperado (em 3,1%).

O núcleo do indicador, que desconsidera os itens mais voláteis, como alimentos e energia, também veio abaixo do esperado, em 0,1% (vs. expectativa de 0,2%) e da leitura anterior (0,2%). Na comparação anual, o núcleo veio em 3,3%, ligeiramente abaixo das expectativas.

Tanto o núcleo de serviços quanto o de bens contribuíram para essa leitura mais benigna. Já o supercore (núcleo de serviços que exclui a maior parte do componente de habitação), medida já citada pelo Federal Reserve, recuou para -0,05% no mês e ficou em 4,6% em 12 meses, desacelerando em relação aos meses anteriores.

Nossa visão: a leitura de hoje reforça o cenário de desinflação, que esperamos que continue à frente, e mantém a porta aberta para cortes nos juros no segundo semestre.

Vendas no varejo avançam em maio

O volume de vendas no comércio varejista ampliado apresentou uma alta de 0,8% em maio em relação ao mês anterior, superando as projeções do mercado, que esperavam uma retração (-0,5%). Na comparação anual, o indicador avançou para 5,0%.

Entre os 10 setores analisados, 5 contraíram no mês. A maior alta ficou com Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, enquanto o destaque negativo ficou com Veículos e motos, partes e peças.

Já no conceito restrito (que desconsidera veículos, motos, partes e peças, além de material de construção), as vendas avançaram 1,2% no mês em relação a abril, também superando as projeções do mercado (-0,5%). Na comparação anual, as vendas acumularam alta de 8,1%, também acima das expectativas.

Nossa visão: as vendas no varejo superaram as expectativas do mercado em maio. As enchentes do Rio Grande do Sul parecem ter tido efeito maior e mais localizado sobre a indústria e, possivelmente, sobre o setor de serviços da região em maio, enquanto as vendas no varejo foram menos afetadas. De maneira geral, o dado de hoje confirma que a atividade segue forte, indicando que, até o momento, a tragédia no Sul do país não afetou as perspectivas de crescimento do PIB agregado no ano.

Avanços na reforma tributária

A Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto de regulamentação da reforma tributária (PLP 68). A proposta detalha o novo sistema de IVA, na sequência da aprovação da reforma tributária no ano passado. Durante as discussões, os parlamentares incluíram carnes e proteínas animais na cesta básica, que contém itens que ficarão isentos do IVA.

Além disso, a Câmara determinou que a alíquota base do IVA não pode ultrapassar 26,5% após 2033 – se isso acontecer, o governo deverá apresentar um plano para a reduzir. Agora, a proposta seguirá para o Senado.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

On Credit: atualizações no mercado de crédito global

Confira as últimas atualizações do mercado de crédito local e internacional preparada [...]

A Índia é a nova China?

Com as eleições gerais do país dominando o noticiário da última semana, cabe explorar [...]

Manutenção prolongada dos juros nos EUA

International Markets: os dados acumulados até agora têm sido amplamente favoráveis p [...]