EUA: Vendas no varejo em ritmo fraco; produção industrial surpreende

No Radar do Mercado: as vendas no varejo americano avançam em ritmo fraco; a produção industrial superou as expectativas do mercado

Por Itaú Private Bank

2 minutos de leitura

As vendas no varejo dos EUA subiram 0,1% em maio, acelerando na comparação com a leitura de abril, que foi revisada para baixo. O resultado veio abaixo das projeções do mercado (0,3%).

Ao excluir automóveis, as vendas no setor registraram recuo de -0,1% na comparação mensal. Já ao excluir postos de gasolina, houve alta de 0,3% nas vendas, indicando queda significativa nas vendas do segmento.

O grupo de controle, que tem maior relação com o componente de consumo do Produto Interno Bruto (PIB) americano, acelerou para 0,4%, vindo de uma retração de 0,5%.

Nossa visão: o resultado abaixo do esperado do varejo americano, junto às revisões para baixo de leituras anteriores do grupo de controle, sinaliza alguma moderação no consumo americano.

Produção industrial avança além das expectativas

A produção industrial americana avançou 0,9% em maio na comparação mensal, superando a expectativa do mercado de 0,3%. A produção manufatureira cresceu 0,9% em maio, avançando 0,1% na comparação anual. Já a utilização da capacidade da indústria avançou para 78,7%, patamar abaixo da média de longo prazo.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Alteramos nossa alocação em renda variável local

Nicholas McCarthy, Chief Investment Officer (CIO) do Itaú, resume a análise do cenári [...]

O que Elon Musk, Bill Clinton e outros líderes abordaram no Milken Institute Conference

Market Update: confira os destaques discutidos na live mensal em que Richard Ditizio, [...]

Entenda o carry ajustado pela volatilidade e o que ele nos diz sobre o Real

Neste artigo, explicamos melhor essa métrica usada na estratégia de carry trade e sua [...]