Itaú Blog

Fim do programa de financiamento bancário americano

No Radar do Mercado: Michael Barr, vice-presidente de Supervisão do Fed, sinalizou o fim do BTFP, programa criado durante a crise bancária americana de 2023

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 3 minutos de leitura

Enquanto o mercado aguarda os dados de inflação dos Estados Unidos, os investidores repercutem as declarações mais recentes do vice-presidente de Supervisão do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Michael Barr. Na terça-feira, 9, o membro indicou o fim do programa emergencial de financiamento bancário a prazo (BTFP, na sigla em inglês), criado durante a crise bancária regional de 2023 nos Estados Unidos, disponibilizando financiamento adicional a instituições depositárias.

Segundo Barr, o programa cumpriu seu objetivo como mecanismo de apoio à liquidez no sistema bancário, uma medida extraordinária do Fed para evitar outros colapsos como o do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank.

O encerramento do programa, que permite a tomada de empréstimos por até um ano, está previsto para 11 de março. A proximidade do encerramento do BTFP provavelmente justifica o aumento na utilização da ferramenta nas últimas semanas.

Nossa visão: a conjuntura atual oferece menores riscos ao sistema financeiro. Após recente queda, as taxas longas do governo operam cerca de um ponto percentual abaixo do pico, enquanto o Fed se encontra mais próximo de iniciar seu processo de corte nos juros e do fim da redução de seu balanço (assunto abordado na ata da última reunião de política monetária e por membros em falas recentes), e os bancos apresentam balanços mais ajustados.

No entanto, o tema merece atenção, dada a expectativa de taxas em patamar elevado por período prolongado, além do potencial risco de a inflação não ceder como previsto, adiando os planos de cortes dos juros pelo Fed.

💬 O que achou deste conteúdo?

No Radar do Mercado é um boletim diário que traz de forma simples e resumida os destaques no cenário macroeconômico local e internacional.

Quer deixar um comentário? Clique aqui!

Leia também

Leia também

O que esperar do cenário internacional em 2024?

Neste artigo, analisamos os potenciais cenários para 2024, com foco na economia ameri [...]

Relatório Focus: mudança na projeção do PIB

No Radar do Mercado: o Banco Central divulgou hoje mais uma edição do Relatório Focus [...]

Top 10 riscos globais para 2024 | Private Insights

No Radar do Mercado: relatório da Eurasia lista os principais riscos globais para 202 [...]