Governo chinês anuncia estímulo ao setor imobiliário

No Radar do Mercado: autoridades chinesas anunciaram medidas para redução de estoques de moradias; dados de atividade do país vieram mistos em abril

Por Itaú Private Bank

2 minutos de leitura

Governo chinês anuncia estímulo ao setor imobiliário

As autoridades chinesas anunciaram um programa nacional para liberar 300 bilhões de yuans em fundos de empréstimo para 21 bancos, a uma taxa de 1,75%. Segundo o banco central chinês, isso se traduziria em um crédito estimado de 500 bilhões de yuans (0,4% do PIB) para compras de moradias com o objetivo de redução de estoques. Além disso, houve anúncio de remoção dos pisos das taxas de hipoteca e redução das taxas mínimas de entrada para compra de imóveis.

Nossa visão: vemos as medidas como importantes para ajudar a estabilizar o setor, mas acreditamos que elas não são suficientes para limpar os estoques de imóveis ainda não vendidos. Adiante, vamos monitorar os impactos nos preços das moradias.

Dados de atividade mistos em abril na China

O Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) divulgou os dados de atividade da China referentes ao mês de abril. Em geral, os dados vieram mistos. A produção industrial chinesa acelerou em abril, para 6,7% na comparação anual, acima das expectativas (5,5%) e do resultado anterior (4,5%), movimento puxado especialmente por manufatura.

Os investimentos em ativos fixos, por sua vez, desaceleraram para 3,6% na comparação anual, com contribuição relevante de manufatura, enquanto o crescimento em infraestrutura desacelerou. Por outro lado, a demanda doméstica e o setor imobiliário permaneceram fracos. As vendas no varejo desaceleraram para 2,3%, e os preços dos imóveis, vendas e construção seguem com variação anual negativa.

Nossa visão: o quadro ainda é compatível com um crescimento do PIB dentro da meta do governo, ao redor de 5% ao ano, dado que a manufatura e a infraestrutura mais fortes devem compensar a fraqueza do setor imobiliário e da demanda doméstica.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Nossa recomendação de investimentos de abril

Nicholas McCarthy, Chief Investment Officer (CIO) do Itaú, resume a análise do cenári [...]

Resultados das Big Techs e a volatilidade no mercado de veículos elétricos

Tech Trends: enquanto empresas como Meta e Microsoft tiveram resultados mistos, a Tes [...]

A Selic pode voltar a subir nos próximos 12 meses?

Neste artigo, analisamos os motivos que explicam essa precificação e como isso se ref [...]