Serviços avançam em setembro, mas composição não anima
No Radar do Mercado: apesar do avanço, componentes com mais peso no PIB vieram mais fracos, compatível com um cenário de desaceleração econômica gradual
Por Itaú Private Bank
O volume de serviços no Brasil cresceu 0,6% em setembro frente a agosto, acima da mediana das expectativas do mercado (0,4%), segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira, 12, pelo IBGE. Na comparação com setembro do ano passado, o avanço foi de 4,1%. Considerando a comparação trimestre contra trimestre, o setor de serviços expandiu 0,9% no 3º tri, na série com ajuste sazonal.
Três das cinco principais categorias pesquisadas apresentaram crescimento no mês. “Serviços prestados às famílias” recuaram 0,5% na passagem mensal, enquanto “Serviços profissionais, administrativos e complementares” recuaram 0,6%. No lado das altas, tanto o setor de “Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio” quanto o de “Serviços de informação e comunicação” avançaram 1,2%, já “Outros serviços” registrou alta de 1,6%.
Nossa visão: a despeito da surpresa positiva, mostrando que o setor de serviços avançou na margem, os componentes mais relevantes para o PIB, como “Serviços prestados às famílias” e “Serviços profissionais, administrativos e complementares”, mostraram queda no mês. Com isso, os dados reforçam um cenário de desaceleração gradual da atividade econômica.

💬 O que achou deste conteúdo?
Leia também
Confira outras edições do No Radar do Mercado:
IPCA de outubro vem abaixo do esperado e Ata mostra Copom mais confiante
No Radar do Mercado: o IPCA de outubro desacelerou mais do que o esperado pelo mercad [...]
Focus: após Copom, mercado revisa projeção do PIB e da inflação 12 meses à frente
No Radar do Mercado: relatório do Banco Central aponta estabilidade nas estimativas d [...]
Copom mantém taxa Selic em 15%
No Radar do Mercado: Comitê confirma as expectativas, mantém a Selic em 15% ao ano e [...]


