IGP-M avança em junho; Relatório de Inflação atualiza projeções
No Radar do Mercado: o IGP-M de junho veio abaixo do esperado; já o Relatório de Inflação do Banco Central trouxe aumento nas projeções para 2024 e 2025
Por Itaú Private Bank
IGP-M avança em junho
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) divulgado pela FGV avançou 0,81% em junho, abaixo da expectativa do mercado (0,85%) e da taxa observada em maio (0,89%). O acumulado dos últimos 12 meses foi de 2,45% na leitura de hoje.
Os preços no atacado do setor agrícola aceleraram em abril, com destaque para a alta nos preços da soja, do café, da batata e do leite. Já os preços industriais no atacado suavizaram a alta observada no mês anterior, devido à queda no minério de ferro. Os custos no segmento construção também aceleraram, influenciados principalmente pelo aumento do preço na mão de obra.
Em 12 meses, tanto o setor industrial quanto o agrícola acumulam alta, bem como os preços ao consumidor e os custos da construção, que seguiram contribuindo positivamente para o indicador.
Relatório de Inflação mostra aumento nas projeções do BC
O Banco Central divulgou o Relatório Trimestral de Inflação (RI) com as novas estimativas para inflação. Para 2024, houve aumento de 3,5% na divulgação anterior para 4,0%. Para 2025, a projeção passou de 3,2% para 3,4%, enquanto para 2026 a projeção se manteve em 3,2%. Vale lembrar que a meta do Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Já a estimativa do PIB para 2024 teve uma ligeira alta, de 1,9% para 2,3%, impulsionada pelo desempenho robusto da atividade econômica no primeiro trimestre. A projeção também incorpora informações disponíveis para o segundo trimestre, que apontam para uma desaceleração da atividade econômica, inclusive pelo impacto das enchentes no Rio Grande do Sul (RS).
EUA: Debate presidencial em foco
Ainda hoje, as atenções se voltam para o primeiro debate presidencial da eleição desse ano nos EUA, que ocorrerá essa quinta-feira, às 22h pelo horário de Brasília. O atual presidente democrata, Joe Biden, e o candidato republicano Donald Trump se enfrentarão em um debate pela primeira vez em 4 anos, desta vez com regras adicionais. A emissora organizadora garantirá que os microfones sejam silenciados, a fim de evitar interrupções, e não haverá plateia presencial, para que a discussão seja controlada.
💬 O que achou deste conteúdo?
Leia também
Leia também
On Credit: atualizações no mercado de crédito global
Confira as últimas atualizações do mercado de crédito local e internacional preparada [...]
A Índia é a nova China?
Com as eleições gerais do país dominando o noticiário da última semana, cabe explorar [...]
Manutenção prolongada dos juros nos EUA
International Markets: os dados acumulados até agora têm sido amplamente favoráveis p [...]