Inflação desacelera para 2,5% na Zona do Euro

No Radar do Mercado: a Zona do Euro registrou uma inflação ligeiramente abaixo da leitura anterior em junho; o resultado veio em linha com as expectativas do mercado

Por Itaú Private Bank

2 minutos de leitura

O índice de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Zona do Euro teve alta de 2,5% em junho, na comparação anual. O indicador veio em linha com as expectativas, mas ligeiramente abaixo da leitura anterior (2,6%).

O núcleo, que exclui os componentes mais voláteis (como alimentos e energia), manteve o ritmo da leitura anterior, em 2,9%, mas veio acima da projeção do mercado (2,8%). Já olhando para a série com ajuste sazonal, o núcleo caiu de 0,36% para 0,22%, na comparação mensal. O destaque ficou com o componente de serviços, que segue persistentemente em nível elevado, enquanto a inflação de bens continuou baixa.

Nossa visão: a leitura de junho continuou mostrando uma trajetória de desaceleração, ainda que gradual, da inflação em direção à meta. Acreditamos que a autoridade monetária aguardará novas divulgações econômicas para ter mais convicção quanto à continuidade do ciclo de cortes, provavelmente sem reduzir as taxas de juros na reunião de julho.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

On Credit: atualizações no mercado de crédito global

Confira as últimas atualizações do mercado de crédito local e internacional preparada [...]

A Índia é a nova China?

Com as eleições gerais do país dominando o noticiário da última semana, cabe explorar [...]

Manutenção prolongada dos juros nos EUA

International Markets: os dados acumulados até agora têm sido amplamente favoráveis p [...]