Inflação ao produtor dos EUA vem abaixo do esperado em setembro
No Radar do Mercado: PPI dos EUA fica estável no mês e desacelera na comparação anual. Enquanto isso, no Brasil, setor de serviços recua em agosto e reforça tendência de desaceleração da atividade no terceiro trimestre
Por Itaú Private Bank
O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) nos EUA ficou estável (0,0%) em setembro, abaixo das expectativas do mercado, que esperava um avanço de 0,1%.
O indicador anual voltou a perder força e desacelerou de 1,9% (dado revisado de 1,7%) para 1,8%, acima da expectativa do mercado.
Ao excluir alimentos e energia, o indicador desacelerou de 0,3% em agosto para 0,1% em setembro. Já nos 12 meses encerrados em setembro, o índice registrou alta de 3,2%, menor do que os 3,3% acumulados até o mês anterior.
Nossa visão: ainda que a divulgação de hoje tenha vindo abaixo da expectativa, o CPI de setembro acima do projetado deve seguir com maior peso sobre a precificação do mercado, reforçando a expectativa de que o Federal Reserve reduza o ritmo de cortes de 0,5 ponto percentual para 0,25 p.p. na próxima reunião.
Setor de serviços recua em agosto
O volume de serviços do Brasil caiu 0,4% em agosto na série com ajuste sazonal, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada hoje pelo IBGE. A leitura veio abaixo da nossa projeção e da mediana das expectativas do mercado, ambas em 0,2%. Na comparação anual, a alta do setor foi de 1,7%, o quinto resultado positivo consecutivo.
Entre as cinco principais atividades pesquisadas, duas avançaram e duas recuaram. Os destaques positivos no mês ficaram com “outros serviços” (1,4%) e “serviços prestados às famílias (0,8%), enquanto “transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio” (-0,4%) e “serviços de informação e comunicação” (-1,0%) registraram quedas.
Nossa visão: o setor de serviços contraiu em agosto, resultado mais fraco que nossa projeção, com destaque para a surpresa negativa nos setores de “serviços prestados às famílias” e “serviços profissionais, administrativos e complementares”, ambos importantes para a composição do PIB. A leitura do dado de hoje, somada ao dado abaixo do esperado das vendas do comércio em agosto divulgado ontem, corrobora nossa visão de alguma desaceleração da atividade no terceiro trimestre.
Macro Vision
No dia 14 de outubro, realizaremos a 15ª edição do Macro Vision, um encontro exclusivo, no qual as grandes lideranças do Brasil e do exterior compartilham seus conhecimentos sobre os temas mais relevantes do mercado, para você construir sua visão de futuro.
Entre os convidados deste ano estão o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o diretor de política monetária e futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e a presidente e co-fundadora da Anthropic, Daniela Amodei.
Confira a programação completa e faça sua inscrição neste link para acompanhar a transmissão online.
💬 O que achou deste conteúdo?
Leia também
Leia também
Com a elevação do juro neutro no Brasil, ainda faz sentido investir em juro real entre 6% e 7%?
The Weekly Globe: neste artigo, analisamos se investir em juro real neste momento de [...]
Três dicas de livros de Bruno Molino
Confira as recomendações de leitura de Bruno Molino, Head of Investors do Itaú Privat [...]
Blockchain e ativos digitais: qual a relevância para o seu portfólio?
Market Update: confira os destaques da conversa [...]