Inflação sobe 0,3% nos EUA; governo troca comando da Petrobras

No Radar do Mercado: inflação americana veio ligeiramente abaixo do esperado pelo mercado na comparação mensal; no Brasil, o governo anunciou a troca no comando da Petrobras

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Inflação sobe 0,3% em abril nos EUA

O índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,3% em abril, ligeiramente abaixo do projetado pelo mercado, que esperava uma manutenção do ritmo de março (0,4%). Em 12 meses, a inflação desacelerou para 3,4%, em linha com as expectativas.

O núcleo do indicador, que desconsidera as contribuições mais voláteis, como de alimentos e energia, também ficou em 0,3%, levemente abaixo do registrado em março (0,4%). Na comparação interanual, o núcleo também desacelerou, para 3,6%. Ambas as leituras vieram em linha com o projetado.

A composição mostra os preços de serviços ainda como o fator mais persistente da inflação, mas em desaceleração, enquanto o núcleo de bens segue contribuindo negativamente para o indicador. Já o supercore (núcleo de serviços que exclui também a maior parte do componente de habitação), medida já citada pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano), desacelerou no mês.

Nossa visão: de maneira geral, a leitura de abril veio relativamente em linha com o esperado, com as medidas de núcleo desacelerando, mas ainda em nível muito elevado. Seguimos com a nossa visão de que o Fed manterá os juros elevados por mais tempo e deve iniciar o ciclo de cortes apenas em dezembro.

Governo troca CEO da Petrobras

O governo anunciou ontem à noite a saída de Jean Paul Prates do comando da Petrobras. O CEO será substituído por Magda Chambriard, que já foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de 2012 a 2016.

Ela trabalhou na Petrobras por mais de 22 anos e atualmente é consultora na área de óleo, gás e biocombustíveis. Chambriard atua como diretora da assessoria fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e sócia da Chambriard Engenharia e Energia.

O mercado deve observar com atenção as expectativas do governo para a nova gestão, especialmente nos planos de investimentos e na questão do pagamento de dividendos extraordinários. Os investidores também vão monitorar possíveis mudanças na diretoria da Petrobras.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Nossa recomendação de investimentos de abril

Nicholas McCarthy, Chief Investment Officer (CIO) do Itaú, resume a análise do cenári [...]

Sete assuntos importantes debatidos no encontro do FMI

Neste artigo, trazemos mais detalhes dos principais assuntos em pauta no encontro do [...]

Mercado de IPO aquece no setor de tecnologia

Avanços em IA e saúde, sucesso da Nvidia, desafios da Alphabet e da Apple, e mercado [...]